Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 23 de maio de 2014

Atenção: falta de ar pode ser sintoma de doença cardíaca

Foto: Reprodução
As causas mais comuns da condição envolvem
 o sistema respiratório e cardiovascular
Dispneia pode surgir de problemas cardiovasculares, respiratórios e neuromusculares
 
Bom dia! Sentir falta de ar ao subir uma escada, caminhar ou até mesmo sem fazer o mínimo esforço físico não é normal. E nem sempre é sinônimo de falta de condicionamento físico. A dispneia, ou falta de ar, pode surgir de problemas cardiovasculares, respiratórios, hematológicos e neuromusculares.
 
De acordo com o pneumologista Mauri Monteiro, todas essas causas representam doenças, que devem ser diagnosticadas e tratadas o quanto antes. 
 
― As causas mais comuns são as que envolvem o sistema respiratório e cardiovascular. É importante ficar de olho na dispneia, pois pode ser a única manifestação de uma doença grave.
 
Segundo o especialista, o tratamento da condição varia de acordo com sua causa. E a prevenção é uma das melhores formas de combater a doença.
 
― A prevenção da dispneia envolve promover campanhas contra o tabagismo, utilizar equipamentos de proteção adequados nos casos de exposição a poeiras orgânicas, incentivar campanhas nacionais de proteção contra as doenças cardiovasculares e respiratórias, entre outras medidas.
 
O médico ainda alerta que, “toda a sensação de fôlego curto, de forma súbita ou não, seja em repouso ou durante o exercício físico, deve ser relatada ao médico”.
 
R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário