Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 23 de maio de 2014

Cuidado! Uso excessivo de anti-inflamatórios pode prejudicar os rins

Thinkstock
Remédios, como aspirina, diclofenaco e ibuprufeno, podem causar
 agressão aos rins, ao estômago e retenção de líquidos
Você é do tipo que toma uma remédio para qualquer dorzinha?
 
Fique atento, pois remédios anti-inflamatórios e analgésicos comprados sem prescrição médica nas farmácias devem ser usados com cautela, principalmente por pessoas que sofrem de problemas nos rins.

De acordo com o nefrologista, Rui Alberto Gomes, dos Institutos de Nefrologia de Mogi das Cruzes e de Suzano, medicamentos, como aspirina, diclofenaco e ibuprufeno, podem causar agressão aos rins, ao estômago, retenção de líquidos e aumento da pressão arterial.
 
— Ninguém deve tomar qualquer remédio por conta própria, mas pacientes com problemas renais especialmente não podem tomar alguns analgésicos e anti-inflamatórios porque eles podem agravar a doença renal. Quando há necessidade, o médico deve ser informado sobre o problema.
 
Gomes ainda explica que o consumo excessivo e a longo prazo de certos remédios pode danificar os rins, inclusive os que são saudáveis, diminuindo progressivamente as funções renais. Em alguns casos, o uso prolongado pode comprometer completamente o órgão e a pessoa ser encaminhada para tratamento de diálise, no qual uma máquina faz a “limpeza” do organismo, retirando o excesso de líquido e as toxinas do sangue. O procedimento geralmente é feito três vezes por semana durante quatro horas cada.

Por isso, quando sentir uma dor não tome nada por conta própria. Mesmo os remédios que parecem inofensivos são perigosos e só devem ser usados sob orientação médica e não podem ultrapassar o período recomendado.

R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário