Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 23 de maio de 2014

Informação ruim afeta tratamento contra o câncer, diz oncologista

Thinkstock
De acordo com o especialista, um paciente munido de
informação precisa e de qualidade tem mais condições de
enfrentar o câncer adequadamente
Busca pelos sintomas na internet trazem informações erradas e causam desespero nos pacientes
 
O chefe do setor de oncologia da Beneficência Portuguesa de São Paulo, o oncologista Fernando Cotait Maluf acredita que um paciente munido de informação precisa e de qualidade tem mais condições de enfrentar o câncer adequadamente. Ao lado dos colegas Antonio Carlos Buzaid e Drauzio Varella, o especialista lança nesta quarta-feira (21), o livro "Vencer o Câncer", que traz informações sobre prevenção, tratamento e direitos do paciente.

Maluf afirma que a busca de informações na internet é comum, mas também errática, porque o termo procurado na internet não é o termo correto e, porque, mesmo sendo o termo correto, na internet vem uma série de informações, de situações que não são parecidas.
 
― O paciente acaba lendo uma informação de um prognóstico terrível, de tratamentos complexos, quando isso não é aplicado à situação dele. A ideia foi criar um livro e um portal para melhorar a qualidade da informação na área de oncologia.
 
Para o médico, uma informação errada pode prejudicar o tratamento de várias maneiras. "Primeiro, ao causar algum grau de angústia ou depressão. A segunda maneira é que talvez deixe aquela pessoa menos aderente a potenciais tratamentos benéficos, ou seja, a pessoa enxerga aqueles tratamentos como não efetivos ou exagerados, de acordo com o que ela leu", afirmou.

R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário