Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 23 de maio de 2014

Salada e azeite de oliva ajudam a combater doenças do coração

Salada e azeite de oliva ajudam a combater doenças do coração Imeltron/Divulgação
Foto: Imeltron / Divulgação
Abacate e nozes, também presentes na dieta mediterrânea, são opções que podem ser incluídas no cardápio
 
Uma alimentação que combina gorduras insaturadas com vegetais ricos em nitritos vegetais, como azeite de oliva e alface, pode protegê-lo da hipertensão, sugere novo estudo liderado pela King's College London.
 
Os resultados, publicados na revista PNAS, ajudam a explicar por que algumas pesquisas anteriores apontaram que a dieta mediterrânea pode reduzir a pressão sanguínea.
 
A dieta mediterrânica tradicional inclui gorduras insaturadas encontradas no azeite de oliva, nozes e abacate, além de verduras como espinafre, aipo e cenouras, ricas em nitritos e nitratos. Quando estes dois grupos de alimentos são combinados, resultam na formação de ácidos graxos nitro.
 
A investigação, financiada pela Fundação Britânica do Coração, utilizou camundongos para entender o processo pelo qual esses ácidos graxos nitros diminuem a pressão arterial, observando se eles inibiam uma enzima - conhecida como Epoxide Hidrolase solúvel - que regula a pressão.
 
Ratos geneticamente modificados para serem resistentes a esse processo inibitório mantiveram a sua pressão arterial elevada, apesar de ser alimentados com os ácidos graxos nitro. Normalmente, essa é a fórmula consumida em uma dieta mediterrânica. Contudo, os mesmos ácidos graxos nitro diminuíram a pressão arterial de ratos normais que tiveram a mesma alimentação.
 
O estudo concluiu que o efeito protetor da dieta mediterrânea, que mescla gorduras insaturadas e legumes ricos em nitrito e nitrato, provém, pelo menos em parte, dos ácidos graxos nitro gerados que inibem a enzima Epoxide Hydrolase solúvel e baixam a pressão arterial.
 
— As evidências ajudam a explicar por que estudos anteriores mostraram que uma dieta mediterrânea suplementada com azeite de oliva extra virgem ou nozes pode reduzir a incidência de problemas cardiovasculares, como acidente vascular cerebral (AVC), insuficiência cardíaca e ataque cardíaco— explica Philip Eaton, professor de bioquímica cardiovascular.

Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário