Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 23 de maio de 2014

Pegar muito sol diminui os níveis de ácido fólico no organismo


Pegar muito sol diminui os níveis de ácido fólico no organismo Reprodução/Arquvio pessoal
Foto: Reprodução / Arquivo pessoal
Pegar muito sol diminui os níveis de ácido fólico no organismo
Gestantes e mulheres que planejam engravidar devem estar atentas, pois precisam dos benefícios da vitamina
 
Gestantes e mulheres que estão tentando engravidar e fazem uso de suplementos de ácido fólico podem estar correndo risco de ter os seus benefícios reduzidos através da exposição solar, alerta um novo estudo publicado no Journal of Photochemistry and Photobiology Biology.
 
Os professores Michael Kimlin e David Borradale afirmaram que a pesquisa, que acompanhou 45 mulheres jovens e saudáveis em Brisbane, na Austrália, entre 18 e 47 anos, mostrou que altas taxas de exposição solar contabilizaram mais de 20% de redução nos níveis de folato.
 
— O ácido fólico diminui as chances de aborto e os defeitos do tubo neural em fetos, como a espinha bífida. É recomendável que gestantes, ou aquelas que planejam engravidar, consumam 500mcg por dia— relatam.
 
Kimlin diz que o estudo, o primeiro a investigar os efeitos dos raios UV sobre os níveis de folato em mulheres em idade fértil, aponta que aquelas que tiveram altos índices de exposição ao sol também apresentaram níveis da vitamina abaixo do recomendado para gestantes.
 
— As que correram maior risco foram as que ficaram muito tempo expostas quando a intensidade dos raios era mais elevada durante o dia, entre as 10 horas e as 15 horas, e com pouca proteção. Estas apresentaram os níveis mais baixos de ácido fólico. Embora não deficientes na vitamina, elas estavam abaixo do normal— analisa Kimlin
 
Borradale explica que mostrar a ligação entre a exposição aos raios UV e a diminuição de folato foi importante, mas outras investigações ainda são necessárias.
 
— Não estamos dizendo às mulheres para parar de tomar suplementos de ácido fólico, mas estimulando-as a conversar com seu médico sobre os seus níveis da vitamina e a importância desta na sua dieta, especialmente aquelas que estão planejando uma gravidez. Nossos resultados reforçam a necessidade de os níveis estarem adequados, antes e durante a gravidez— esclarece.
 
O ácido fólico é uma vitamina B encontrado em alimentos como vegetais de folhas verdes (espinafre), frutas cítricas, legumes e grãos integrais. Também pode ser adicionado a pães, farinhas e massas ou ingerido como um comprimido.

Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário