Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 23 de maio de 2014

Temperos que ajudam a driblar o sal

Para driblar o sal
Foto: Reprodução
Alecrim
Brasil consome o dobro do sal recomendado pela OMS; temperos naturais têm atuação anti-inflamatória e antioxidante
 
Todo mundo fala mal do açúcar e da gordura. De fato, ambos são prejudiciais à saúde e vale a pena evitá-los. O que a maioria de nós se esquece, no entanto, é que o sal compõe esta tríade de vilões. No Brasil, o consumo per capita de sal é de 10 gramas diários, o dobro do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
 
Os tabletes industrializados de caldo de galinha e carne, além do saleiro à mesa e as pitadas extras de sal para o cozimento costumam carregar os alimentos de sódio, um passo em direção à pressão alta.
 
Por aqui, a hipertensão acomete uma em cada quatro pessoas adultas, chegando a mais de 50% na população com mais de 60 anos. Até os mais jovens têm se tornado alvo: 5% das crianças e adolescentes sofrem de pressão alta, doença responsável por 40% dos infartos, 80% dos derrames e 25% dos casos de insuficiência renal terminal.
 
Para fazer com que esses índices caiam, não é preciso abrir mão do sabor. Para dar um gostinho extra nos alimentos, e ainda atrelar doses de saúde às refeições, a dica dos cardiologistas é substituir os temperos prontos pelos naturais com benefícios como atuação antinflamatória e poder antioxidante.
 
Veja alguns temperos que ajudam a driblar o sal:
 
1. Alecrim: 1 colher (sobremesa) ao dia. Adicione aos alimentos
 
2. Cebola: rica em flavonóides, ela tem propriedades antinflamatória
 
3. Coentro: ele é lotado de antioxidantes, ajudando a reduzir o colesterol e aumentando a imunidade do corpo
 
4. Pimentas: podem alterar o odor do corpo
 
5. Alho: tem efeito antibiótico, ajudando o corpo a combater infecções
 
iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário