Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 10 de junho de 2014

Dia frio pode piorar a caspa; entenda motivo

Thinkstock
Segundo a especialista, o problema é causado por problemas
emocionais ou fatores genéticos
Tomar banho quente estimula produção de sebo e aumenta descamação do couro cabeludo
 
Com o frio, somos impulsionados a tomar um banho bem quentinho, não é verdade? Porém, por mais gostosa que seja, a água quente pode piorar um problema que atinge muitas pessoas: a caspa! 

Por isso, a dermatologista Angélica Pimenta dá cinco dicas para que o problema não piore ou não volte. Veja!
 
1) Enxague bem o cabelo
Enxague bem o cabelo para retirar todos os resíduos do couro cabeludo, pois o acúmulo, especialmente do condicionador, auxilia na descamação
 
2) Lave bem os cabelos
Procure lavar os cabelos pelo menos três vezes por semana, com água morna ou fria. Evite ao máximo a água quente!
 
3) Massageie o couro cabeludo
Na hora de lavar o cabelo, faça massagem na raiz com a ponta dos dedos durante cinco minutos. Isso ajuda a ativar a circulação no couro cabeludo. Mas cuidado: esfregar com as unhas pode estimular a produção de sebo
 
4) Não aplique condicionador na raiz do cabelo
Se utilizar condicionador ou leave-in, aplique apenas do meio às pontas dos fios. Não aplique na raiz e evite prender e dormir os cabelos úmidos
 
5) Escolha um shampoo com ácido salicílico
Opte por shampoos que contenham ácido salicílico no inverno. E, ao lavar o couro cabeludo, deixe agir por cinco minutos. Shampoos com essências mentoladas costumam ajudar na redução da coceira no couro cabeludo
 
Por causa do frio é normal que se aumente a temperatura da água na hora do banho, porém, o que muitos não sabem, é que essa alteração pode intensificar a caspa, um problema que atinge entre 15 e 20 %da população.
 
De acordo com a dermatologista Angélica Pimenta, a caspa, nome popular da dermatite seborreica, é uma inflamação que provoca a descamação da pele, principalmente do couro cabeludo.
 
— A caspa também atinge as sobrancelhas, rosto, orelhas, e em alguns casos, há alteração da imunidade, atingindo o corpo todo, inclusive bebês e recém-nascidos.
 
Segundo a especialista, o problema é causado por problemas emocionais ou fatores genéticos e seus sintomas são a vermelhidão, coceira e ardência.
 
— Apesar de ser considerada uma inflamação de cunho genético, fatores emocionais, como estresse, desordens nutricionais e desequilíbrios hormonais, também provocam e intensificam a caspa.
 
No frio, a caspa tende a piorar devido a uma maior quantidade de secreção oleosa, conhecida como sebo, que é gerada pelas glândulas sebácea para compensar o ressecamento da pele. Por isso, o banho quente pode piorar o problema, já que a água quente estimula a produção de sebo.
 
— Enquanto uns higienizam os cabelos com a água muito quente, outros acabam lavando pouco os fios, e isso também auxilia para o aumento da caspa. Além disso, ingerimos mais carboidratos e alimentos gordurosos no frio, e isso também acentua o problema.
 
Segundo a dermatologista, a descamação também é uma das principais causas da queda de cabelo nas estações frias. Isso porque quando as bases capilares inflamam, as pessoas coçam a região, fazendo com que haja uma maior queda.
 
— À medida que há um controle e redução da descamação, a alopecia provocada pela dermatite acaba. A caspa não tem cura, porém não é contagiosa e acomete somente pessoas com propensão a tê-la, independente da idade. Mas, é possível controlá-la.
 
R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário