Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 12 de julho de 2014

5 motivos para exigir teste do pezinho

www.gestaodelogisticagospitalar.blogspot.com
Foto: Reprodução - Teste do pezinho
O bebê está chegando, mas você, mãe, sabe a real importância do teste do pezinho? Gotas de sangue são coletadas do calcanhar da criança, entre o terceiro e o sétimo dia de vida do bebê, e ajudam a detectar precocemente várias doenças

Segundo Dra. Adília Segura, diretora-médica e patologista clínica do laboratório Pasteur, reuniu 5 dos principais motivos para as mamães não abrirem mão do teste do pezinho:

1. Diagnóstico precoce
O teste é capaz de detectar várias doenças que provocam deficiência mental e que podem ocasionar sequelas importantes à saúde da criança. Essas doenças podem ter evolução catastrófica, mas, se diagnosticadas precocemente, podem mudar o curso da vida da criança e da família, possibilitando uma vida absolutamente normal.

2. Identificação de muitas doenças importantes
A análise das gotinhas de sangue pode diagnosticar doenças como a anemia falciforme, fibrose cística e hipotireoidismo congênito. Além destas, a deficiência da enzima glicose 6-fosfato desidrogenas e a toxoplasmose são exemplos de outras patologias que também podem ser detectadas por meio do teste do pezinho.

3. Detecção de doenças que não apresentam sintomas 
A maioria das doenças detectadas neste exame é assintomática no período neonatal, ou seja, só serão percebidas quando a criança já estiver com mais idade. Por isto, a importância de realizar a triagem neonatal nos primeiros dias de vida. Ao se detectar precocemente uma anormalidade, pode-se intervir rapidamente e minimizar os efeitos maléficos da doença.

4. Teste de triagem 
O teste do pezinho é um exame de triagem, ou seja, as alterações identificadas deverão ser confirmadas por meio de testes laboratoriais mais específicos, para instituição de tratamento apropriado. Todos estes passos devem ser realizados no menor tempo possível, visando reduzir as sequelas que podem ser causadas pelas doenças diagnosticadas.

5. Um furinho que salva vidas
Muitas mamães ficam receosas quando vão levar os bebês para fazer o teste, pois normalmente eles choram durante a realização do exame. Mas, o teste do pezinho é fundamental para prevenir várias doenças, que se não tratadas ad até mesmo levar a óbito. O calcanhar é uma região rica em vasos sanguíneos, o que facilita a coleta, tornando-a quase indolor para a criança.

Universo Jatobá

Nenhum comentário:

Postar um comentário