Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 12 de julho de 2014

9 dicas para reconhecer a depressão

Será que é depressão ou uma tristeza passageira? O grande desafio é identificar o problema. Tem quem diga que é besteira, mas, no mundo, já são mais de 350 milhões de pessoas com depressão, segundo a Organização Mundial da Saúde

O tratamento com psicoterapia aliada a medicamentos antidepressivos pode ser um caminho eficaz para que a pessoa retorne ao trabalho, reassuma hobbies ou até mesmo resgate relacionamentos pessoais. Isto refletirá em significativa melhoria da qualidade de vida. Mas, como identificar a depressão?

Separamos 9 perguntas que podem funcionar como uma ferramenta valiosa para te auxiliar a desvendar o problema e buscar ajuda o quanto antes. 

Confira: 

1. Tem pouco interesse ou pouco prazer em fazer as coisas? 

2. Sente-se ‘para baixo’, deprimido ou sem perspectiva?

3. Tem dificuldade para dormir, permanecer dormindo ou dorme mais do que de costume? 

4. Sente-se cansado ou com pouca energia?

5. Tem falta ou excesso de apetite?

6. Sente-se mal consigo mesmo ou acredita que é um fracasso, ou que decepcionou sua família ou você mesmo?  

7. Tem dificuldade para se concentrar em atividades simples, como ler jornal ou ver TV?

8. Apresenta lentidão para se movimentar ou falar, a ponto de outras pessoas perceberem? Ou, ao contrário, está tão agitado ou inquieto que fica andando de um lado para o outro muito mais do que de costume?

9. Pensa em se ferir de alguma maneira ou acredita que seria melhor estar morto?

Se você respondeu afirmativamente à maioria dessas perguntas, consulte o seu médico e informe-se sobre o melhor caminho.

Alguns medicamentos conseguem equilibrar a disponibilidade da noradrenalina e a serotonina, dois neurotransmissores importantes no combate à depressão.

Vale lembrar que cada caso é um caso e as informações publicadas aqui não dispensam a consulta médica.

Universo Jatobá

Nenhum comentário:

Postar um comentário