Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 12 de julho de 2014

Diminuir a ingestão de álcool pode melhorar doença coronária

www.gestaodelogisticahospitalar.blogspot.com
Foto: Divulgação / Morgue File
Mesmo baixo ou moderado, consumo diário é prejudicial à saúde cardíaca, dizem especialistas 

A redução do consumo diário de álcool decresce os riscos de doença coronária, de pressão arterial elevada e ajuda a perder peso, mostra estudo publicado no British Medical Journal.

Ao contrário dos conselhos que muitos médicos dão aos pacientes, de que um copo ou dois de álcool por dia é bom para o coração, a pesquisa vai em sentido oposto e diz que essa medida "passa da marca".

O trabalho foi feito por pesquisadores que se basearam em 50 pesquisas sobre hábitos de consumo de bebidas alcoólicas e sua relação com a saúde em mais de 260 mil europeus. Os especialistas deram atenção especial às pessoas que tinham uma variante de um gene chamado ADH1B e correm menos risco de alcoolismo.

O novo estudo apurou que os indivíduos com essa variante genética bebiam 17% menos por semana e tinham 78% menos probabilidade de consumir álcool ao longo do dia. Paralelamente, demonstravam um risco 10% mais baixo de doença coronária, além de pressão arterial e índice de massa corporal reduzidos.

— Esses resultados sugerem que a diminuição da ingestão de álcool, mesmo sendo o consumo diário baixo a moderado, é benéfico para a saúde cardíaca— conclui o estudo.

No entanto, o assunto não é consensual, visto que outros especialistas têm alertado para o fato de que os consumidores com a variante genética podem ter outros fatores de saúde que influenciem a diminuição dos riscos causados pela bebida.

Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário