Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 14 de julho de 2014

Chá de freixo – Benefícios e propriedades

www.gestaodelogisticahospitalar.blogspot.com
Foto: Reprodução - Freixo
O freixo (palavra originária do termo latino fraxinus), de nome científico Fraxinus angustifolia, é uma árvore de solos frescos e profundos, pertencente à família  das Oleáceas, a mesma família da oliveira

Também conhecida como freixo-comum e freixo-europeu, é uma árvore que cresce na Europa, possui porte médio e pode chegar a atingir aproximadamente 25 metros de altura. A casca da árvore é de cor castanha escura acinzentada e possui sulcos profundos e verticais; as suas folhas são verdes e as flores apresentam-se em cachos, aparecendo antes do surgimento das folhas.

Esta planta apresenta flavonoides, rutosídeos, taninos e iridoide entre os seus constituintes e, devido às suas propriedades medicinais, é utilizada para auxiliar no tratamento de alguns males. As partes utilizadas da planta são as suas folhas secas e a sua casca. Confira a seguir as propriedades e os benefícios desta árvore:

Propriedades e benefícios do freixo

- Ação anti-inflamatória;

- Diurético;

- Pode combater os sintomas da gota, da artrose e artrite;

- Devido às suas propriedades medicinais, o chá de folha de freixo pode ser utilizado como um remédio natural para tratar a retenção de líquido;

- É usada para auxiliar no tratamento de problemas de prisão de ventre (também chamada de obstipação ou constipação intestinal);

- Utilizada para regular o colesterol;

- A casca da planta é usada para combater a febre e também pode ajudar no processo de cicatrização de feridas.

O chá de freixo
As substâncias presentes no chá de freixo garantem efeitos diuréticos e laxantes, evitando o inchaço do corpo.

Receita

Ingredientes:
- 2 colheres de sopa de folhas de freixo;

- 200 ml de água fervente.

Modo de preparo:
Acrescente as folhas de freixo à água fervente e deixe descansar por 10 minutos, dentro de um recipiente fechado. A indicação de consumo do chá, para que se possa aproveitar todos os benefícios proporcionados pela planta, é de até três vezes ao dia.

Curiosidade
A madeira do freixo é pesada, dura, densa, porosa e apresenta um som estridente, rica em agudos. Por causa disso, foi utilizada nas primeiras guitarras modelo Stratocaster e Telecaster e, atualmente, é usada nos modelos mais caros da Fender.

remedio-caseiro.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário