Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 14 de julho de 2014

Você também pode: 7 dicas para os mais tímidos construírem seu network

www.gestaodelogisticahospitalar.blogspot.com
Thinkstock 
Timidez é uma característica que pode ser trabalhada. Não desista de conhecer
 pessoas novas por conta disso
Ser introvertido não pode ser um empecilho para você conhecer novas pessoas e buscar outras oportunidades

Você é uma daquelas pessoas que desviam o olhar ou pegam o celular assim que sentem que um desconhecido está se aproximando para conversar? Sempre que vai a um congresso ou convenção você volta com o mesmo número de cartões de visitas que você levou? Pois saiba que, mesmo sendo tímido, existem maneiras de fazer novos contatos sem precisar quase desmaiar para isso.

Não adianta tentar fugir e achar que essa coisa de “network” é uma invenção dos profissionais de RH. A regra é simples - quanto mais pessoas você mantém na sua rede de contatos, mais oportunidades vão aparecer.

“É praticamente impossível que você consiga construir uma carreira de sucesso e chegar a cargos importantes dentro de uma organização sem fazer network, seja interno ou externo”, comenta o especialista Gustavo Costa, sócio-fundador da Unique Group.

A coach Dayse Gomes lembra que a rede de contatos é a principal via de acesso para mudanças na carreira profissional. “Hoje, o network é a base de tudo, para qualquer tipo de indicação para uma posição de emprego que você busque, ou para conseguir informação e se atualizar”, observa.

No entanto, para as pessoas introvertidas, a tarefa de fazer um novo contato pode ser mais complicada. Por isso, ouvimos especialistas e listou sete dicas para ajudar os mais tímidos a construírem um network sem muito sufoco. 

Confira:

1 – Preparação é essencial
Parece clichê, mas funciona. Em casa, antes de ir a uma convenção ou a um encontro de negócios com alguém que você não conhece, pesquise sobre o assunto que será discutido. Desta maneira, você vai se sentir mais seguro se for abordado por alguém. “Ir para alguns ambientes mais preparado, treinando antes em frente ao espelho ou com uma abordagem de aproximação já pensada, é uma maneira de tirar o estresse na hora, para não ter de improvisar tanto. O improviso para o tímido é um horror”, conta Dayse.

2 – Encontre pontos em comum
Abordar alguém comentando sobre coisas não relacionadas ao trabalho é mais fácil e até mais natural. Se você já tem em mente alguém com quem seria interessante manter contato, por sua influência na empresa ou por achar que conseguiriam trocar informações relevantes sobre o mercado, pesquise sobre algum gosto em comum que vocês tenham. Pode ser o time de futebol que vocês torcem, o gosto pela gastronomia ou uma viagem que a pessoa já fez e você gostaria de fazer.

Agora, se você encontrou a pessoa de repente, em um congresso ou uma feira, e não teve tempo de fazer essa pesquisa, você pode simplesmente comentar sobre a comida que está sendo servida ou elogiar a roupa que a pessoa está vestindo. Essas primeiras palavras já vão quebrar o gelo e são muito mais fáceis de serem ditas do que começar conversando sobre negócios.

3 – Tem contatos em comum? Peça para ser apresentado
Outra maneira de fazer novos contatos sem muita pressão é pedindo para algum colega lhe apresentar para aquela pessoa. Conte o seu interesse em conhecer aquele profissional com quem ele mantém contato e tente marcar um almoço ou um café com os dois. “Ninguém está no mercado e é tão tímido a ponto de não conseguir conversar nem com os colegas de trabalho. Essa é uma ótima estratégia para quem é tímido”, conta a headhunter Gabriela Colo, sócia da Havik, empresa especializada em recrutamento de profissionais.

4 – Mantenha uma postura aberta
Não adianta achar que por você ser tímido as suas chances de fazer network acabaram. Ainda que não deixe de ser introvertido, você tem de enfrentar a situação e estar aberto a mudar. Ficar isolado, com cara fechada e mexendo no celular não vai lhe ajudar em nada – só vai afastar as pessoas que poderiam se aproximar de você e lhe poupar de ter que fazer o primeiro movimento.
“Por exemplo, em uma convenção em que você está sem graça de puxar uma conversa com alguém, só o fato de você se aproximar e sorrir já cria uma empatia e a outra pessoa já se sente à vontade para se aproximar. A postura de interesse contribui para abrir oportunidades, não é só a fala ou a abordagem”, diz Dayse.

5 – Redes sociais podem ser um caminho
Você não consegue abordar um desconhecido pessoalmente, quer fazer network e não tem um perfil no LinkedIn ou em outras redes sociais profissionais? Então você está fazendo isso errado. As redes sociais podem ser a saída para conhecer pessoas sem precisar passar pelo constrangimento do primeiro contato cara a cara. No entanto, é preciso ter em mente que aquela relação precisa migrar do ambiente virtual para o real em algum ponto – não adianta só acumular números. Além disso, você vai precisar se policiar e compartilhar conteúdos que realmente sejam de interesse das pessoas da sua rede.

www.gestaodelogisticahospitalar.blogspot.com6 – Não adianta só trocar cartão, tem de evoluir
Conseguiu aplicar todas as dicas e conhecer pessoas novas? Chegou de uma convenção com vários cartões de novos contatos? Ufa! Agora acabou, não? Não, agora é que vem a parte mais importante. O seu network só será efetivo se você realmente manter um bom relacionamento com as pessoas que você conhece. Vai sair para almoçar? Chame um deles. Vai para um café? Chame outro. Cultivar essa nova amizade profissional é essencial para que as pessoas se lembrem de você quando quiserem trocar informações e oferecer novas oportunidades.

“O que acontece, por outro lado, é que o tímido tem uma dificuldade de construir uma primeira relação, mas depois mantem um relacionamento mais profundo com aquele profissional. Eles são os mais atentos ao detalhes, são ouvintes e conseguem construir uma conversa com mais produtiva”, elogia Costa.

7 – Procure ajuda profissional
De acordo com o coach Alexandre Rangel, sócio-fundador da Alliance Coach, existem graus de timidez, desde a mais leve, em que a pessoa só fica tímida em certas ocasiões, como uma apresentação em público, até a extrema, em que o profissional realmente não consegue se relacionar com outras pessoas e isso interfere diretamente no seu dia a dia. Nesses casos, o coach recomenda que o profissional procure ajuda profissional para descobrir a raiz da timidez e tentar reverter a situação.

“A pessoa deve buscar esse aprimoramento, porque timidez não é uma doença. É uma característica e ela pode ser trabalhada. Você não vai sair de uma situação de total introversão para total extroversão, mas, sem dúvida, você consegue trabalhar alguns aspectos como auto-estima, segurança e sentir-se mais valorizado”, diz Dayse.

iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário