Presente em apenas 20% dos lares brasileiros e com forte potencial de
desenvolvimento, a indústria de multivitamínicos – complexos
vitamínicos-minerais capazes de suprir a necessidade das pessoas por
nutrientes em uma dieta alimentar – vem fortalecendo os aportes em
campanhas de publicidade e novos produtos. Os investimentos visam
ampliar a participação de mercado das principais marcas em um segmento
cada vez mais concorrido
“Essa categoria ainda está em desenvolvimento no Brasil. Nós
estimamos que a penetração dela nos lares fique entre 15% e 20%, ou
seja, tem muito potencial”, disse a gerente de Pharmaton – marca da
alemã Boehringer Ingelheim -, Joyce Aquino.
Entre janeiro e maio deste ano, o setor de multivitamínicos somou
receita de R$ 401,2 milhões. Já em volume, no período, foram vendidas
8,571 milhões de unidades, de acordo com dados oficiais da IMS Health.
Em 2013, as vendas cresceram 22,3% em valor, ante o mesmo período do
ano anterior, somando R$ 899,2 milhões. Já em volume, a alta chegou aos
11,2%, totalizando 19,8 milhões de unidades.
“O segmento de vitaminas está entre as três principais categorias da
indústria de medicamentos isentos de prescrição médica”, conta a
diretora de marketing da Pfizer Consumer Healthcare, Bruna Fausto,
reforçando a importância e o alcance do negócio.
Para se destacar, a Boehringer promoveu o seu maior aporte em uma
campanha publicitária da marca Pharmaton no Brasil, com o objetivo de
reposicioná-la neste mercado – a companhia não quis informar o valor do
investimento.
“Decidimos dar um passo adiante para fazer a Pharmaton crescer”,
explica a gerente Joyce Aquino. “Essa categoria está em desenvolvimento e
cada vez mais marcas entram nessa disputa. É o momento certo para um
novo posicionamento”, completa ela.
A empresa projeta para 2014, um avanço de 25% nas vendas do
Pharmaton. Apenas no primeiro trimestre deste ano, as vendas do produto,
em unidades, subiram 16,8% ante o mesmo período de 2013. “Fechamos o
ano passado com a terceira colocação.
Neste ano, com a campanha, viramos
a segunda marca do mercado, em valor”, acrescenta a executiva.
Segundo ela, a participação de mercado do Pharmaton já chega a 7,3%.
Atualmente, a liderança desta categoria está nas mãos do Centrum, marca
da Pfizer, com 32,5% de market share, de acordo com informações da
companhia.
“Como estratégia de negócios, a Pfizer tem hoje, no seu portfólio,
multivitamínicos desenvolvidos de acordo com a necessidade do
consumidor”, afirma a diretora de marketing da Pfizer Consumer
Healthcare, Bruna Fausto. “Nossa aposta está na especificidade”.
De acordo com a executiva, o principal desafio da empresa nos
próximos anos é mostrar para os consumidores os benefícios das suas
linhas de multivitamínicos formulada para cada gênero – o Centrum Homem e
o Centrum Mulher, com doses ajustadas.
“Neste ano, trabalharemos na consolidação desses produtos”, conclui
Bruna. Outra companhia que aposta bastante na categoria é a EMS. Apenas
neste ano, ela já investiu mais de R$ 35 milhões em mídia para ampliar o
alcance e as vendas da marca Gerovital.
De acordo com a empresa, esse aporte em publicidade já atingiu, em
média, 50 milhões de pessoas. “A EMS tem como meta para os próximos anos
consolidar, em definitivo, a marca Gerovital no mercado brasileiro, que
há anos é um dos principais produtos da empresa”, afirma o diretor da
unidade de medicamentos de marca da EMS, Luiz Fernando Dias.
DCI
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