Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 17 de julho de 2014

Fast-food depois do estresse pode retardar o metabolismo, diz estudo

www.gestaodelogisticahospitalar.blogspot.comMulheres que comeram uma refeição rica em gordura depois de algum aborrecimento queimaram 104 calorias a menos que as pouco estressadas, uma diferença equivalente a 5 kg a mais por ano 

Columbus, Ohio – Um novo estudo com 58 mulheres de 53 anos sugere que comer uma única refeição rica em gordura e calorias depois de um ou mais eventos estressantes pode retardar o metabolismo e contribuir para o ganho de peso.

Pesquisadores do Instituto de Medicina Comportamental do Estado de Ohio perguntaram às voluntárias sobre os estressores do dia antes de fornecerem a elas uma refeição de 930 calorias e 60 gramas de gordura: ovos, peru, salsicha, biscoitos e molho, o equivalente a um hambúrguer de dois andares e batatas fritas em um restaurante fast-food. As voluntárias tiveram que comer tudo em 20 minutos, e a equipe então mediu o índice metabólico — quanto demorou para que as mulheres queimassem calorias e gordura — além de açúcar no sangue, triglicerídeos, insulina e cortisol, o hormônio do estresse.

Em média, as mulheres que relataram um ou mais estressores nas 24 horas anteriores à entrevista queimaram, nas sete horas seguintes à refeição, 104 calorias a menos que aquelas que não tinham passado por situações estressantes. Esta diferença pode resultar um ganho de peso de quase 5 kg em um ano.

As mulheres estressadas também tinham níveis mais altos de insulina, o que contribui para o armazenamento de gordura e menos oxidação de gordura. A maioria dos eventos estressantes relatados tinha a ver com discussões com colegas de trabalho ou companheiros, com amigos, pressão no trabalho ou problema com as crianças.

— Isso significa que, a longo prazo, os estressores podem levar ao ganho de peso — disse o professor de psiquiatria e psicologia Jan Kiecolt-Glaser, principal autor do estudo. — Sabemos por outros meios que somos mais propensos a comer errado quando estamos estressados, e nossos dados mostram que comendo errado o ganho de peso é provável, já que queimamos menos calorias.

Pesquisas anteriores também mostraram que pessoas estressadas ou com outros distúrbios de humor têm mais risco de se tornarem obesas ou com sobrepeso. Este novo estudo parece ilustrar um dos mecanismos por trás dessa conexão. O trabalho foi publicado na revista “Biological Psychiatry”.

O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário