A Cêra Dr. Lustosa foi criada em 1922 e ainda é fabricada e comercializada |
Este sobrado pertence(u) à família do dentista Paulo de Almeida Lustosa, criador da 'Cera Dr. Lustosa', para tratar dor de dentes.
Conhecida no país e no exterior desde 1922, a dita cera ainda é preparada artesanalmente, no andar térreo do sobrado.
O consultório, a biblioteca e o laboratório do Dr. Lustosa foram transformados em um pequeno museu. Equipamentos, mobiliário e embalagens antigas ilustram a produção da famosa cera à época do dentista.
“A cera Dr. Lustosa é uma mistura de cera de abelha líquida, aquecida em dois fogareiros a gás, com ácido fênico, essência de cravo-da-índia e outro componente, que é o grande segredo da fórmula, pois distribui os ingredientes, por igual, sobre todas as partes da cera.
A história desse milagre artesanal contra a dor de dente, que vem resistindo a todas as modernizações da indústria farmacêutica, iniciou-se por volta de 1906, quando Paulo de Almeida Lustosa se formou em Odontologia, na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, com 19 anos.” (Fonte: Associação Brasileira de Odontologia do Rio de Janeiro).
O imóvel está em boas condições de conservação e fica na Praça Embaixador Gastão da Cunha, nº 54 (local popularmente conhecido como o Largo do Rosário).
Fonte www.patriamineira.com.br
Imagens: internet
Nenhum comentário:
Postar um comentário