Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 17 de julho de 2014

Novartis e Google desenvolverão lentes de contato inteligentes

www.gestaologisticahospitalar.blogspot.comTecnologia fará medição em tempo real dos níveis de glicose dos pacientes e reforça tendência dos ‘wearables’

Lentes de contato inteligentes, com sensores capazes de medir a glicemia de pacientes diabéticos sem a necessidade do incomodo teste que perfura o dedo para obter uma gota de sangue. Esse é o plano da farmacêutica suíça Novartis, que assinou um acordo com o Google para desenvolver esses dispositivos – mais um que segue a tendência dos wearables, ou “tecnologia vestível”. Os valores envolvidos não foram revelados.

As lentes também são capazes de corrigir problemas de visão, como a presbiopia, mais conhecida como “vista cansada”.

As duas companhias vão trabalhar em produtos que serão comercializados pela divisão de cuidados com os olhos da Alcon, empresa do grupo Novartis. No entanto, as empresas não divulgaram datas para que as lentes cheguem ao mercado.

Em janeiro, o Google já havia anunciado que estava testando uma tecnologia de medição do nível de glicose no fluído lacrimal por meio de lentes de contato. A capacidade de medição dos chips integrados é de “uma lágrima por segundo”, segundo o Google. As informações colhidas são enviadas por rede wireless para outros dispositivos, como smartphones.

O anúncio reforça a crescente tendência da indústria de tecnologia de lançar produtos voltados para a saúde, que incluem dispositivos e aplicativos. Samsung e Apple são algumas das empresas que recentemente anunciaram produtos do tipo. Com a entrada da Novartis, companhia tradicionalmente voltada para o desenvolvimento de fármacos, a tendência promete crescer ainda mais.

* com agências internacionais

Saúde Web

Nenhum comentário:

Postar um comentário