Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Mulheres sofrem com diminuição do desejo; diálogo com ginecologista pode resolver

Foto: Imagem Filmes / Divulgação
Campanha Sinta-se tem o objetivo de reforçar importância de conversa entre médico e paciente 

Conversar com seu ginecologista não só sobre problemas físicos — como dores, corrimentos e outros problemas — pode melhorar a qualidade de vida. A campanha nacional Sinta-se, lançada nesta quinta-feira por especialistas da área, tem como objetivo estimular a conversa entre paciente e médico para tornar mais saudável a sexualidade feminina.

— Há quatro pontos que a Organização Mundial da Saúde (OMS) determina como fundamentais para a qualidade de vida. A sexualidade é uma delas (convivência familiar, vida profissional e prática de lazer são as outras). Se a mulher melhora algum problema que possa ter, diminui a ansiedade.

Queremos que o profissional veja a paciente como um todo, pois a sexualidade não é entendida como um problema. Muitas mulheres acham normal se submeter ao desejo do marido sem pensar em seu bem-estar — explica o professor e médico Ivaldo Silva, coordenador da campanha e do grupo Afrodite.

A campanha foi pensada a partir de uma pesquisa realizada em 2001. Na época, o estudo revelou que 56% das mulheres estão insatisfeitas com a vida sexual e 63% têm dificuldades de admitir o problema. Também apontou que 56% dos ginecologistas não investigam a vida sexual de suas pacientes e 50% dos ginecologistas mostraram-se pouco seguros para responder sobre os problemas sexuais de suas pacientes.

— Se o médico não comenta, as mulheres acham que não têm nenhum problema — avalia Silva.

O especialista afirma que os exames de rotina realizados a cada ano são uma "boa oportunidade" para médico e paciente colocarem o assunto em dia — principalmente no que se refere à saúde sexual feminina.

Veja os problemas mais recorrentes entre as mulheres:

1. Diminuição do desejo

2. Vaginismo, uma contração involuntária da vagina que impede a penetração na hora do sexo.

3. Não chegar ao orgasmo

Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário