Consumo de cigarro "apaga" o cromossomo Y |
Uma pesquisa realizada pela Universidade de Uppsala, na Suécia, revelou que o consumo de cigarro "apaga" o cromossomo Y, parte do DNA determinante para a definição do sexo. O estudo foi coordenado pelos especialistas Jan Dumanski e Lars Forsberg e apareceu na revista "Science".
Segundo eles, os fumantes enfrentam um risco três vezes maior em relação aos não fumantes de perderem o cromossomo masculino. A descoberta foi possível graças à avaliação de mais de 6.000 homens sob diversos aspectos ligados à saúde e ao estilo de vida, como idade, hábitos alimentares e nível de educação.
A partir dessa análise, ficou claro que o cromossomo Y desaparece com bastante frequência das células sanguíneas das pessoas que consomem cigarro. Esse fenômeno é muito mais raro nos não fumantes ou naqueles que conseguem parar com o vício.
O resultado pode explicar como os tumores são mais comuns nos homens que fumam do que nas mulheres, embora ainda não tenha sido plenamente compreendida a relação entre a perda desse cromossomo e a incidência de câncer.
R7
Nenhum comentário:
Postar um comentário