Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Estudo revela que antibióticos não são eficazes para sinusite

Avaliação decorre de um trabalho feito junto a 166 pacientes
 
Os antibióticos não são eficazes para sinusite, conforme confirmado por pesquisadores e pediatras, na universidade americana Washington School of Medicine. A alegação baseada no estudo é de que a maioria das causas da sinusite são as alergias, ou uma infecção viral. Para estas condições, o tratamento com antibióticos têm pouco, ou nenhum efeito. “Simplesmente não aceleram a cura como se acreditava até o momento”, afirmou a médica responsável pela pesquisa, Jane Garbutt.
 
De acordo com Garbutt, foi feito um estudo randomizado num grupo de pessoas adultas, diagnosticadas com sinusite aguda. Fazendo uma comparação com o placebo não foram detectadas diferenças quando do tratamento com antibióticos.
 
Pela gravidade e grau de incômodo dos sintomas, quem sofre com sinusite recorre aos antibióticos na crença de que vão acelerar o processo de cura. Mas na realidade, pouco, ou nada acontece. Podem ser benéficos, mas apenas para aqueles que têm a condição ainda num patamar moderado, ou extremamente grave. Essa pesquisa serve, ainda, como uma alerta para o fato de que tomar antibióticos pretendendo curar a sinusite, mas não havendo efeito, há o risco de que o organismo aumente sua resistência contra este tipo de medicamento. Logo, será mais difícil que faça efeito quando utilizado no tratamento de outras doenças.
 
Esta avaliação decorre de um trabalho feito junto a 166 pacientes, divididos em 2 grupos. Metade foi tratado com antibióticos, e a outra metade com placebo (sem princípio ativo).
 
A sinusite é uma inflamação caracterizada pela dor de cabeça intensa, também sentida quando se respira, e ao redor dos olhos. Estes são os sintomas mais comuns. Entre as causas mais frequente estão as alergias e os resfriados, mas também pode ser desencadeada pela ação de bactérias
 
Guia da Farmácia

Nenhum comentário:

Postar um comentário