Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Vaticano pressiona e hospitais não conseguem cumprir lei que garante aborto na Itália

AFP: Na Itália, lei garante acesso ao procedimento até
90 dias de gravidez
Funcionários contratados se recusam a fazer este tipo de operação
 
Rio - Italianas estão sendo privadas do seu direito de abortar devido à pressão do Vaticano. Médicos denunciam que a Igreja Católica está incentivando que hospitais só contratem profissionais que sejam contrários à prática.
 
Nove em dez obstetras e ginecologistas que trabalham em hospitais públicos em determinados distritos se recusam a fazer este tipo de operação apesar de ser validada em lei desde 1978. A legislação afirma que toda mulher tem o acesso garantido ao procedimento nos primeiros noventa dias de gravidez.
 
Este ano, Valentina Magnanti, de 28 anos, foi deixada para dar à luz uma criança gravemente malformada em um banheiro de um hospital em Roma porque nenhum dos médicos queria tratá-la. O pedido da mulher ao aborto induzido foi outorgado mas, após tomar os medicamentos necessários para a operação, o hospital não conseguiu fornecer equipe médica para concluir o procedimento.
 
Para a presidente da Free Association of Italian Gynaecologists (Associação Livre de Ginecologistas Italianas, em tradução livre), a lei deve ser cumprida.
 
— A mulher tem o direito ao aborto na legislação italiana mas isto não é seguro nos hospitais porque os funcionários não estão dispostos a atuar — disse ao Independent.
 
ADVERTISEMENT

Para Elisabetta Canitano, outra integrante da associação, o caso demonstra uma briga entre a Igreja e o Estado.
 
— Na Itália, a influência do Vaticano é muito forte. A Igreja sempre esteve interessada em saúde e educação. Essa batalha é entre a Igreja e o Estado, e o Estado está ganhando — afirmou Canitano.
 
O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário