EFE/Germán Pomar |
Após nos últimos três dias 14 crianças morrerem por desnutrição na região de Tharparkar, no sul do Paquistão, o número de menores que faleceram neste ano vítimas de desnutrição na localidade, que sofre uma grave seca, chegou a 546, informaram à Agência Efe fontes oficiais.
As últimas vítimas morreram no Hospital Civil da cidade de Mithi, capital da região, onde 40 crianças permanecem internadas por desnutrição.
A seca já dura três anos nesta região desértica paquistanesa, na qual 80% da população depende da agricultura e da pecuária e que, além disso, é uma das zonas mais subdesenvolvidas do país e carece de instalações sanitárias apropriadas.
O Tribunal Superior de Sindh, província onde se localiza Tharparkar, ordenou recentemente que o governo local tomasse medidas para evitar mais mortes.
Mas um porta-voz do governo provincial, Syed Abdullah Shah, reconheceu à Efe que o governo paquistanês tem dificuldades para fornecer “a tempo” os serviços necessários para enfrentar a situação em Mithi, o que atribuiu a uma “falta de conscientização”.
A Universidade de Ciências Médicas e da Saúde de Liaquat enviou para a região 70 médicos e estudantes para colaborarem nos esforços sanitários.
EFE Saúde
Nenhum comentário:
Postar um comentário