Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Pesquisa demonstra que consumo de gordura auxilia na absorção de vitamina D

Félix Zucco/Agencia RBS
Não foram encontradas diferenças entre as gorduras a monoinsaturada e poli-insaturada
 
Consumir gordura melhora a capacidade do organismo de absorver vitamina D. É o que apontou uma pesquisa da Universidade Tufts, nos Estados Unidos, que também ressaltou que o mesmo não ocorre quando se consome cálcio.
 
De acordo com a autora do estudo, Bess Dawson-Hughes, a explicação para isso é que o consumo de gorduras estimula a liberação de bile no intestino delgado, o que ajuda a dissolver a própria gordura e a liberar as vitaminas presentes nela, como a D. O cálcio, por outro lado, não é solúvel em gordura.
 
A pesquisa foi publicada recentemente na revista acadêmica The Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics e contou com a participação de 50 homens e mulheres saudáveis que receberam uma dose alta de vitamina D no café da manhã.
 
Alguns dos participantes tomaram a vitamina com um café da manhã sem gordura, composto por claras de ovo, frutas e suco de cranberry. Outros fizeram a mesma refeição, mas com o azeite de oliva ou óleo de milho misturados aos alimentos, de forma a responderem por 30% do total de calorias.
 
Foram testadas dois tipos de gordura - a monoinsaturada (azeite de oliva) e a poli-insaturada (óleo de milho) - para saber se a resposta do corpo seria diferente para cada tipo. Os participantes do estudo também receberam almoço e jantar com as mesmas proporções de gorduras, proteínas e carboidratos do café da manhã.
 
Ao fim do dia, os pesquisadores concluíram que as diferenças na alimentação resultavam em mudanças nos níveis de vitamina D. As pessoas que consumiram gorduras apresentavam um índice de absorção de vitamina 32% maior que do grupo que não consumiu. Os resultados foram os mesmos para azeite de oliva e óleo de milho.
 
Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário