Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Aplicativo que mede o nível de estresse está sendo desenvolvido

 Estressômetro utiliza, entre outros elementos,
sensores de voz, luminosidade e movimento
Aparelho também sugere conselhos para que usuário lide com problemas
 
São Paulo - Você parece tenso. Que tal ouvir um pouco de Beatles? Ou talvez aproveite para descansar e tomar um suco? Esse é o tipo de conselho que poderia ser dado por um amigo que conhece bem o seu gosto musical, mas que deve ser dado também pelo estressômetro que está sendo desenvolvido por pesquisadores do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP São Carlos.
 
O plano da equipe coordenada pelo cientista da computação Jó Ueyama é combinar ferramentas comuns de celulares – reconhecimento de voz, câmera, sensores de movimento e de luminosidade – num aplicativo capaz de monitorar o humor dos usuários, detectando estresse elevado ou sinais de depressão.
 
“Uma vez que isso é feito, passa-se para a fase que a gente costuma chamar de persuasão. Ou seja, o aparelho sugere para a pessoa estratégias para lidar com aquele problema”, disse Ueyama.
 
Segundo ele, aplicativos já fazem avaliações do estresse com base em dados como batimentos cardíacos ou análise de expressões faciais. “O que estamos fazendo de diferente é tentar juntar fontes de informação e analisá-las para conseguir uma avaliação mais confiável, que não confundiria alguém muito irritado com alguém muito animado, por exemplo”, explica.
 
Mecanismos
O trabalho é parceria da equipe da USP com colegas da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) e da Universidade do Arizona (EUA). Alunos de pós-graduação de Ueyama estão desenvolvendo cada um dos elementos do aplicativo, como reconhecimento de fala, de expressões do rosto e análise de batimentos do coração.
 
Parte da calibragem para expressões faciais foi feita por um método curioso: pesquisadores filmaram pessoas jogando o tradicional game Super Mario Bros e compararam os movimentos do rosto quando o jogador vencia uma fase ou era derrotado.
 
Já no caso da fala, um programa analisa o significado das palavras ditas pelos usuários, em busca dos termos com conteúdo emocional (diferenciando sensações como feliz ou deprimido, por exemplo).
 
A ideia do grupo de pesquisa é integrar os sensores do smartphone com os de um smartwatch, ou relógio inteligente, que fica conectado ao celular via Bluetooth e tem um bom monitor cardíaco, entre outras funcionalidades.
 
O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário