Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Vídeo feito por cientistas simula como germes de espalham em avião

Simulação computacional mostra vírus da gripe se espalhando. Mesmo passageiros mais distantes podem ser contaminados


O espirro de uma pessoa gripada dentro de um avião pode contaminar vários passageiros em volta – mesmo os que não estão sentados perto dela. É o que mostra um vídeo preparado por pesquisadores americanos, que simula a forma como os germes se espalham na cabine pressurizada de uma aeronave.
 
A simulação foi realizada pela Universidade de Purdue, nos EUA, em conjunto com a Ansys, uma empresa de tecnologia em simulações.
 
Segundo o vídeo, quando um passageiro gripado espirra sem cobrir o nariz e a boca, centenas de patógenos são liberados no ar, criando uma nuvem que passa pela cabeça de todos.
 
Essa nuvem se dissolve e os germes se dispersam rapidamente junto com os fluxos do ar que circula na cabine, chegando especialmente às pessoas sentadas à direita e à esquerda do passageiro doente.
 
Segundo a Ansys, o objetivo do vídeo é contribuir para que companhias aéreas e oficiais de saúde entendam como as partículas de gripe são distribuídas a 39 mil pés – e, assim, estudem formas de tornar o ambiente de um avião mais saudável.
 
Gilles Eggenspieler, especialista em engenharia aeroespacial e gerente da empresa, afirma que as duas melhores maneiras de os passageiros de um avião se prevenirem é tomar a vacina contra o Influenza e lavar as mãos com frequência. Ele faz ainda um apelo a quem estiver doente: “Por favor, se você estiver gripado, cubra sua boca e seu nariz quando espirrar”, afirmou.
 
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário