Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Malária resistente a medicamentos se espalha na Ásia

Cientistas de da Universidade Oxford afirmam que o novo parasita está se movendo em um ritmo alarmante em Mianmar e pedem esforços para impedi-lo de chegar à Índia
 
Cientistas da Universidade Oxford identificaram em Mianmar um tipo de malária resistente à artemisinina (ou ACT, na sigla em inglês), principal droga contra a doença. Eles afirmam que o parasita está se espalhando até as proximidades da fronteira com a Índia e pode causar uma epidemia global.
 
Publicado nesta sexta-feira no periódico Lancet Infectious Diseases, o estudo coletou 940 amostras de parasitas em 55 centros de tratamento de malária em Mianmar e em suas regiões fronteiriças. Quase 40% das amostras apresentaram mutações sinalizando resistência ao medicamento atual.
 
“O ritmo em que a resistência à artemisinina está se espalhando ou emergindo é alarmante”, afirmou Philippe Guerin, diretor da Rede Mundial de Resistência Antimalárica. “Precisamos de um esforço internacional mais vigoroso para resolver este problema nas regiões de fronteira.”
 
A doença
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), apesar da diminuição do número de mortes por malária, a infecção ainda mata cerca de 600 000 pessoas por ano, 90% delas na África. No Brasil, a maioria dos casos se concentra na região Amazônica (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins), área considerada endêmica.
 
Por ano, cerca de 198 milhões de pessoas são infectadas. A doença é transmitida pela picada dos mosquitos do gênero Anopheles contaminados pelo parasita Plasmodium. Os principais sintomas são febre e dor de cabeça, que em alguns casos podem progredir para coma ou morte. Desde que o protozoário desenvolveu resistência a outras drogas, o tratamento mais eficiente disponível é uma terapia combinada à base de artemisinina.
 
VEJA

Nenhum comentário:

Postar um comentário