Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Especial Saúde da Pessoal Idosa: Caderneta de Saúde

Crédito: Diego Cervo
Foto: Diego Cervo
O Ministério da Saúde compreende o envelhecimento populacional como uma conquista e um triunfo da humanidade no século XX, mas reconhece que existem muitos desafios para que o envelhecimento aconteça com qualidade de vida
 
No campo das políticas e dos programas dirigidos à população idosa, o desafio é contemplar seus direitos, suas preferências e suas necessidades, para a manutenção e a melhoria da sua capacidade funcional, garantindo a atenção integral à sua saúde.
 
A Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa integra um conjunto de iniciativas que tem por objetivo qualificar a atenção ofertada às pessoas idosas no Sistema Único de Saúde. É um instrumento proposto para auxiliar no bom manejo da saúde da pessoa idosa, sendo usada tanto pelas equipes de saúde quanto pelos idosos, por seus familiares e cuidadores.
 
De acordo com a Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa do Ministério da Saúde, ela auxilia no atendimento principalmente de duas formas:
 
1) fornece instrumentos de avaliação específicos para as pessoas idosas, facilitando a condução do atendimento pelo profissional;
 
2) concentra diversas informações sobre as condições de saúde da pessoa idosa, servindo de histórico para qualquer profissional que atenda o usuário.
 
Seu objetivo principal é a identificação das pessoas idosas com maior vulnerabilidade ou em processo de fragilização para que sejam direcionadas as ações de recuperação, promoção e de atenção à saúde.
 
Em 2014, a Caderneta foi atualizada e ampliada, e em 2015 será iniciada a distribuição da 1ª tiragem de sua 3ª edição. A nova versão possui espaço para registro de informações referentes a histórico clínico, medicamentos, alimentação, vacinas, hábitos de vida, identificação de dores crônicas, saúde bucal, agenda de consultas e exames, além de orientações sobre os direitos da pessoa idosa e atividades do dia a dia que colaboram para a saúde.
 
É muito importante que o preenchimento se dê por meio de informações cedidas pela pessoa idosa, por seus familiares e/ou cuidadores, para compor o Plano de Cuidado, a ser construído em conjunto com os profissionais de saúde. A Caderneta permitirá o registro e o acompanhamento, pelo período de cinco anos, de informações sobre dados pessoais, sociais e familiares, sobre suas condições de saúde e seus hábitos de vida, identificando suas vulnerabilidades, além de ofertar orientações para o seu autocuidado.
 
A Caderneta é um instrumento de empoderamento da pessoa idosa sobre as suas condições de saúde, assim como uma forma de agilizar o seu atendimento por parte dos profissionais de saúde. Além disso, traz diversas informações sobre seus direitos e orientações sobre o autocuidado, em temas como prevenção de quedas, saúde bucal, acesso a medicamentos pelo SUS e sexualidade.
 
Algumas dicas:

- Leve sua caderneta a todo atendimento realizado em serviço de saúde e a todas as campanhas de vacinação.
 
- Apresente a caderneta ao profissional de saúde quando for visitado (a) em sua residência.
 
- Converse com o profissional de saúde, tire suas dúvidas e peça que a caderneta seja preenchida sempre que necessário.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário