A chegada das estações mais frias do ano é sempre acompanhada de uma preocupação adicional com a saúde. Principalmente com crianças e idosos, grupos de maior risco para as doenças respiratórias.
Essa precaução existe porque muitas doenças se disseminam com mais facilidade no outono e no inverno e porque as estatísticas sobre internações e mortes no País são alarmantes, em especial da pneumonia – a segunda infecção respiratória mais frequente entre os brasileiros.
Um levantamento da Pan American Health Organization (PAHO) revela que a pneumonia é a quarta causa de mortalidade entre adultos no Brasil. Outros estudos mostram ainda que, somente no Brasil, Argentina e Chile, há mais de dois milhões de casos da doença por ano.
É importante orientar a população sobre a adoção hábitos saudáveis e de higiene, evitar ambientes aglomerados sem ventilação, proteger-se quanto às oscilações de temperatura e estar em dia com as vacinas. Como em crianças a imunização é mais frequente, a grande preocupação tem sido a população adulta, em especial os idosos.
Folha de Londrina / Guia da Pharmacia
Nenhum comentário:
Postar um comentário