Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 14 de abril de 2015

Saiba quais fatores, além da gravidez, podem atrasar a menstruação

Foto: michaeljung / Shutterstock
Ciclo menstrual pode ser afetado por problemas ginecológicos ou mesmo psicológicos
 
A menstruação atrasou e a primeira suspeita é a gravidez. Antes de correr para a farmácia atrás de um teste, saiba que o ciclo menstrual pode ser afetado por problemas ginecológicos ou mesmo psicológicos.
 
— Quando há suspeita de gravidez, a mulher deve fazer o teste logo pela manhã, pois a primeira urina concentra uma quantidade maior de hormônios, diminuindo as chances do resultar falhar. Se o resultado for negativo, algo pode estar errado no corpo da mulher — afirma a especialista.
 
São diversas as hipóteses para a ausência temporária de menstruação (chamada de amenorreia) que pode ter a origem em uma situação de estresse.
 
— O ciclo menstrual é muito influenciado pelos fatores externos ou emocionais, que são suficientes para atrasar a menstruação por alguns dias — alerta a ginecologista.
 
A falta de menstruação também pode ser acarretada pelo excesso de exercícios físicos, mau humor ou hormônios. Segundo Erica, o uso de tranquilizantes podem aumentar a dosagem do hormônio prolactina que pode vir acompanhado de dor de cabeça e produção de secreção leitosa nas mamas.
 
As mudanças de fases que a mulher sofre no decorrer da vida pode alterar o ciclo menstrual. Na adolescência, por exemplo, é muito comum a jovem ter alteração no fluxo menstrual. Já na fase adulta, a escolha do anticoncepcional pode pesar.
 
— Muitas mulheres permanecem tomando a pílula errada por muito tempo que pode causar amenorreia e até diminuir a libido — ressalta a médica.
E na menopausa, a mulher passa por uma "montanha-russa" e por isso a menstruação tende a ser instável.
 
Os culpados
A ginecologista Erica Mantelli listou os principais culpados pela falta da menstruação, confira:
 
Estresse e ansiedadeO estresse e a ansiedade pode alterar o ciclo menstrual de uma forma que a mulher não ovule em determinado ciclo, provocando a ausência de menstruação no mês.
 
InfecçõesViroses como gripe, ou infecções simples, como cistite ou amigdalites podem ser suficientes provocar uma desordem no seu ciclo menstrual. Alguns medicamentos para tratar essas doenças pode acabar desregulando a menstruação.
 
Aumento do pesoGanhar peso ou perder muito rápido pode causar uma alteração hormonal. Quando há alteração de peso, o níveis de estrogênio podem interferir na ovulação e na data da menstruação.
 
Problemas na tireoideMulheres que fazem o uso de medicamentos para tireoide podem sofrer pequenas alterações nos níveis sanguíneos dos hormônios tireoidianos, que podem provocar atrasos no ciclo menstrual.
 
Ovários policísticosMulheres diagnosticadas com a SOP (síndrome dos ovários policísticos) apresentam frequentemente menstruação irregular, por produzirem androgênios (hormônios masculinos) em excesso.
 
MenopausaA menopausa começa entre 45 a 55 anos. A falência dos ovários ocasiona uma desregulação no ciclo menstrual. Érica recomenda procurar um ginecologista se você tem mais de 35 anos e a menstruação está atrasando com frequência.

Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário