Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

12 razões para ficar alerta ao sentir dor no peito ao respirar

dor-no-peito-ao-respirarSentir dor no peito ao respirar pode ser um indício de doença grave e que necessita de cuidados

Sentir dor no peito ao respirar pode tanto significar algo grave quanto representar um problema mais “tranquilo”. As vastas opções de doenças para quem tem dor peitoral significam que as pessoas devem ficar alertas quando começarem a sentir o problema. Mas o importante é que se marque uma consulta médica para descobrir qual a origem do problema.

1. Ansiedade
Uma das principais causadoras de dor no peito é a ansiedade, uma doença de caráter psicológico. Alguns órgãos acabam se dilatando, durante as crises de ansiedade e causam o inconveniente.

2. Síndrome do pânico
Outro problema psicológico que pode ser o responsável pela dor no peito ao respirar.

3. Depressão
A depressão também é uma das causadoras de dor no peito que tem o fator psicológico como origem. Todas essas três doenças acima devem ser tratadas com auxilio de um psicológo ou psiquiatra.

4. Embolia pulmonar
O acumulo de gordura no sangue pode acabar obstruindo as artérias. Quando isso acontece nas artérias do pulmão, chamamos hipertensão pulmonar.

5. Câncer de pulmão
O processo do câncer de pulmão consiste na perda da proteção natural que o pulmão possui. Sendo assim, as células cancerígenas se reproduzem e tomam conta do órgão responsável pela respiração.

6. Pneumotórax
Este problema ocorre quando entra ar na membrana que reveste o pulmão, a pleura. É um problema que costuma acontecer principalmente em pessoas fumantes ou que já tenham outro problema na região pulmonar.

7. Espasmo esofágico
É a contração dos músculos que ficam na região do esôfago. O resultado são as dores no peito.

8. Derrame pleural
Entre as camadas que revestem o pulmão, as pleuras, existe um líquido que permite que o pulmão inche e desinche no momento da respiração. Quando esse líquido atinge quantidades exageradas, ele pode causar, entre outros problemas, a falta de ar.

9. Pneumonia
Talvez a mais famosa complicação que se possa ter nos pulmões. A pneumonia é uma infecção que atinge os tecidos dos pulmões. A dor no peito ao respirar e até a dificuldade para respirar, são alguns dos sintomas mais comuns.

10. Asma
Essa doença crônica, que envolve a sensibilidade dos brônquios do pulmão, é uma das principais causadoras de falta de ar e dores no peito.

11. Esofagite
É a inflamação no esôfago. O órgão é o responsável por levar a comida que entra pela boca, até o estômago. Pode causar muitas dores, que são confundidas inclusive com doenças mais graves ligadas ao coração.

12. Fadiga muscular torácica
Pessoas que praticam muitas atividades físicas e que exageram nas atividades podem causar lesões na sua musculatura. Essa exaustão nos músculos pode ser sentida durante a contração do mesmos, como por exemplo na respiração.

Esses são apenas alguns problemas que podem atingir quem está com dor no peito ao respirar. O diagnóstico é complexo, existem muitas possibilidades de doenças e é preciso que se vá ao médico para que ele possa dar um diagnóstico correto e preciso sobre qual o problema em específico que está incomodando a pessoa.

Foto: Shutterstock

Vivo Mais Saudável

Nenhum comentário:

Postar um comentário