Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Entenda as causas do sangramento ao escovar os dentes

Sua gengiva costuma sangrar com frequência durante a higienização bucal?

Saiba que o sangramento pode ocorrer por vários motivos, mas os mais comuns são escovação incorreta e uso inadequado do fio dental. Outra causa é a inflamação da gengiva que, por ser muito vascularizada, sangra com facilidade.

Diretor da Escola de Aperfeiçoamento Profissional da APCD (Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas), Artur Cerri explica que pequenos sangramentos durante a higienização são normais.

Ao escovar os dentes, por exemplo, a força aplicada pode causar sangramentos, principalmente se a escova estiver gasta. Por isso, o ideal é trocar a escova de dentes, em média, a cada dois meses e lembrar de higienizar também a escova após seu uso.

Além disso, o sangramento pode ser causado pela inflamação da gengiva – ou gengivite – que é fácil de ser diagnosticada. “A gengiva costuma sangrar com facilidade, fica vermelha e inchada. Nesse caso, só o cirurgião-dentista poderá resolver o problema, indicando o tratamento adequado”, diz Cerri.

infográfico gengiva inflamada

“Em casos mais graves, sangramentos espontâneos e em grande quantidade podem indicar doenças sanguíneas como, por exemplo, diminuição de plaquetas que são responsáveis pela coagulação”, completa ele.

Outro problema que pode causar dor é a retração gengival, ou seja, quando a gengiva retrai e deixa exposta parte da raiz. Em alguns casos, essa exposição da raiz provoca sensibilidade. Já a periodontite é quando os órgãos de sustentação do dente estão comprometidos. Isso poderá, inclusive, amolecer o dente e provocar sua queda.

Seja qual for o tipo de sangramento, dor ou sinal anormal sempre há a possibilidade de procurar auxílio adequado. Fale com seu dentista.

Universo Jatobá

Nenhum comentário:

Postar um comentário