Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Atenção, farmacêuticos que atuam no SUS!

O Conselho Federal de Farmácia (CFF) está recebendo inscrições para a quarta edição da revista “Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS”

A publicação reúne relatos de farmacêuticos de todo o Brasil que desenvolvem trabalhos bem sucedidos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Os interessados em participar da seleção podem encaminhar os dados até o dia 5 de abril pelo endereço http://revistas.cff.org.br/. (Ao fazer o cadastro, é necessário marcar a opção "Autor").

A novidade para este ano é que a avaliação será feita em duas etapas: por avaliadores do Grupo de Trabalho (GT) sobre Saúde Pública do CFF e por voluntários das diferentes áreas de atuação do farmacêutico (Hospitalar, Fitoterapia, Floralterapia, Hemoterapia etc).

As inscrições também serão feitas por meio de um novo sistema informatizado, Open Journal Systems (OJS), o mesmo utilizado pelo periódico Infarma. O sistema permite um maior controle do processo avaliativo e o armazenamento de todas as correções realizadas.

De acordo com o presidente do CFF, Walter Jorge João, o objetivo da publicação desses relatos é sensibilizar os gestores públicos de saúde sobre a importância da atuação do farmacêutico nas atividades do SUS. "Uma atuação competente do farmacêutico, devidamente respaldada pelo gestor público, pode colaborar com a eficiência da gestão, a otimização dos recursos financeiros na aquisição de medicamentos e a redução das perdas de produtos adquiridos".

O vice-presidente do CFF e coordenador do projeto, Valmir de Santi, explica que é importante que os autores leiam atentamente as diretrizes para escrever o trabalho. "Todas as informações ali solicitadas são fundamentais para a publicação da experiência. Este ano, usaremos um novo sistema de avaliação e as experiências apenas serão submetidas se cumprirem todos os requisitos do sistema".

Os trabalhos devem conter imagens (sejam gráficos, fotos ou outras informações visuais), para facilitar a compreensão e visualização do conteúdo apresentado. "Os gráficos são muito úteis para a demonstração de resultados obtidos e comparação de números", reforça Wilson Hiroshi, membro do GT sobre Saúde Pública que irá coordenar a equipe de avaliadores. “Se o projeto resultou no crescimento da adesão aos medicamentos dispensados, se houve melhora do quadro de saúde dos pacientes atendidos, tudo isso deverá ser comprovado por meio de números, com a descrição da realidade anterior, concomitante e posterior às intervenções realizadas”, exemplifica.

Além da apresentação dos resultados obtidos pelos autores de forma objetiva, preferencialmente por meio de números, em forma de tabelas ou gráficos, os trabalhos que integram as três edições já publicadas da revista “Experiências Exitosas” tiveram algumas características em comum: descrição bem clara e definida dos objetivos; informações sobre a metodologia utilizada para a coleta de dados ou execução das ações. “Quando isto não for possível apresentar os resultados numericamente, deve-se descrever detalhadamente qual foi a mudança ou melhoria obtida no serviço mediante às ações realizadas", destaca o avaliador.

A publicação é uma iniciativa do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e é editada uma vez por ano. O objetivo é dar destaque aos relatos de farmacêuticos que atuam no SUS e obtiveram experiências bem sucedidas. "Os trabalhos selecionados podem servir de exemplo a outros farmacêuticos e, assim, ajudar na melhoria dos serviços de saúde em outras localidades", acredita Valmir de Santi.

Fonte: Comunicação do CFF

Nenhum comentário:

Postar um comentário