Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!


quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Problemas ocasionados pelo calor não devem ser ignorados

shutterstock 292309145A temperatura sobe no verão e com ela aparecem diversos problemas ocasionados, em geral, por conta da pressão arterial, seja ela alta ou baixa

Quando sintomas como tonturas, mal-estar e até desmaios surgem é preciso procurar um cardiologista para encontrar as causas.

“Muitas pessoas não sabem que tem o problema. Nesse caso, o mais perigoso é quando a pressão arterial está alta, pois sobrecarrega as artérias. Se a doença não for tratada, pode ter graves consequências, como acidente vascular cerebral, insuficiência renal, doenças cardíacas e, em alguns casos, até a perda da visão. A pressão baixa também deve ser controlada. E ao contrário do que muitos pensam, não é recomendável ingerir sal para combater os sintomas da chamada hipotensão. Alguns sinais típicos, como tontura, são semelhantes aos da pressão alta e o sal é muito perigoso se utilizado por pessoas hipertensas. Por isso, para ter um diagnóstico correto, é importante procurar um médico”, orienta a cardiologista Aurora Issa, do Instituto Nacional de Cardiologia (INC).

Na maioria dos casos, a orientação médica é que as pessoas devem ingerir bastante líquido para evitar a desidratação. Contudo, essa recomendação nem sempre é valida para cardíacos, por isso é importante que esses pacientes tenham um cuidado redobrado e consultem o cardiologista com regularidade.

“Todos os pacientes cardíacos devem procurar o cardiologista um pouco antes do início do verão para fazer uma revisão da medicação e para que o médico possa orientá-lo, inclusive sobre a quantidade de água que deve ser ingerida, pois pacientes com insuficiência cardíaca têm restrição de líquido.”, explica a cardiologista.

Evite problemas de pressão no verão:

  • Mantenha-se hidratado (conforme recomendação médica).
  • Evite locais abafados e com muita aglomeração de pessoas.
  • Use roupas leves.
  • Mantenha uma alimentação saudável, com pouca ingestão de sal

Nenhum comentário:

Postar um comentário