Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!


quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

O que pode acontecer se eu tomar medicamento vencido?

As pessoas muitas vezes desconsideram as datas de vencimento dos medicamentos

Isso acontece muitas vezes por causa do preço geralmente alto dos medicamentos, negligência ou desconhecimento das consequências de se tomar medicamento vencido.

O que é a data de validade de um medicamento?
A data de validade mostra quando o medicamento ou qualquer outro produto chegou ao fim de sua vida útil. Mas como é que as empresas determinam a longevidade e a validade dos medicamentos?

Uma vez que um medicamento é desenvolvido, os fabricantes determinam o período de tempo que o fármaco vai durar sem deteriorar. Isso é o conhecido como o período de vida útil do medicamento. Se um medicamento for usado no período em que está na vida útil, a máxima eficácia e segurança do medicamento é esperada.

Por que a eficácia dos medicamentos é tão importante?
A eficácia é muito importante porque reflete a capacidade do medicamento em produzir o efeito desejado. Quanto maior a eficácia, melhores serão os resultados.

Os remédios vencidos não tratam adequadamente por causa de terem sua eficácia reduzida. A ineficácia dos medicamentos pode nos deixar doentes por mais dias, nos ausentando mais vezes do trabalho, escola além de reduzir a nossa produtividade.

Devemos considerar a química dos medicamentos vencidos
Os medicamentos podem sofrer alterações em suas propriedades químicas e físicas, podemos observar isso quando os comprimidos se desintegram, medicamentos líquidos se separam em camadas e até mesmo quando mudam de cor.

A alteração química pode resultar em uma substância extremamente tóxica, que pode causar desde uma leve dor de cabeça até a morte.

O que pode acontecer se eu tomar medicamento vencido

Perigos dos medicamentos vencidos
Os medicamentos vencidos trazem consigo dois problemas: eles tornam-se fracos, não atendendo às expectativas e assim não proporcionam os efeitos desejados.

Além disso, esses medicamentos são inseguros, podendo causar sérios problemas de saúde.

É altamente aconselhável que os medicamentos vencidos sejam descartados. Sempre fique atento às datas de validade dos remédios.

Vá até uma farmácia e verifique se eles tem locais adequados para o descarte de medicamentos, nunca os jogue no vaso sanitário, pois eles podem contaminar o sistema de água.

Podemos tomar remédios vencidos?
A perda de potência dos medicamentos pode causar sérios problemas, principalmente se nossa intenção é tratar infecções com antibióticos.

Além disso, também pode ocorrer uma resistência aos antibióticos vencidos, dessa forma nós estaremos ajudando os vírus e bactérias a se tornarem mais resistentes, efeito totalmente oposto ao desejado.


Cuidados ao armazenar os medicamentos
Armazenar os medicamentos da forma correta é uma boa maneira de prolongar a sua vida útil.

O banheiro e armário não são lugares certos para guardar os medicamentos, por causa do calor e da umidade.

Da mesma forma, os medicamentos não podem ser deixados em um carro quente. Os remédios ficam mais estáveis em lugares secos, frescos, ao abrigo da luz. Mantenha sempre tampas bem fechadas e sempre fora do alcance de crianças e animais.

Conclusão
Qualquer produto que está fora do prazo de validade deve ser descartado imediatamente, pois podem causar sérios problemas de saúde.

E como podemos ver, os medicamentos sofrem alterações físicas, perdendo a sua eficácia e podendo causar desde problemas simples como dores de cabeça até a morte.

Então fique sempre atento. Mesmo que um medicamento seja caro, nada é mais importante que o seu bem estar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário