Dispositivo consegue detectar alterações no coração e nos vasos sanguíneos
Pesquisadores da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, descobriram que o oxímetro de pulso (aparelho que mede a quantidade de oxigênio no sangue) ao ser ligado ao dedo do paciente, enquanto ele dorme, pode detectar alterações no coração e na função dos vasos sanguíneos.
O aparelho usado em pacientes com apneia do sono (paralisação da respiração enquanto dorme) mostrou ainda ser capaz de identificar pacientes com maior risco de ter doença cardiovascular.
O estudo piloto realizado com 148 pessoas mostrou que mais de 80% dos pacientes com alto risco cardiovascular receberam o diagnóstico ao usar o aparelho de medição simples. Os resultados foram publicados recentemente na revista Chest.
O método pode resultar na identificação mais rápida e fácil de pacientes com risco elevado de doença cardiovascular. Espera-se que ele também possa ser usado para avaliar os efeitos do tratamento para a doença cardiovascular, tais como perda de peso e exercícios que possam ajudar a evitar problemas, sugere Ludger Grote, professor adjunto do Centro de Sono e Distúrbios da Vigilância da Academia Sahlgrenska e consultor sênior da Sahlgrenska University Hospital.
- Agora a equipe está desenvolvendo protótipos para um dispositivo portátil que possa ser usado clinicamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário