Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 31 de maio de 2011

Disfunções Têmporomandibulares (DTM)

Definição
Os distúrbios da articulação e dos músculos temporomandibulares (ATM) são problemas ou sintomas dos músculos e articulações da mandíbula que conectam o maxilar inferior ao crânio.


Nomes alternativos
ATM; Síndrome da articulação temporomandibular; Distúrbios dos músculos temporomandibulares

Causas, incidência e fatores de risco
Existem duas articulações temporomandibulares que se encaixam – uma de cada lado da cabeça, situadas bem na frente das orelhas. A abreviação "ATM" refere-se literalmente à articulação, mas é frequentemente usada para quaisquer sintomas ou distúrbios nessa região.

Muitos sintomas associados à ATM são causados por efeitos do estresse físico sobre as estruturas ao redor da articulação. Essas estruturas consistem em:

Disco cartilaginoso na articulação
Músculos da mandíbula, do rosto e do pescoço
Ligamentos, vasos sanguíneos e nervos próximos
Dentes

Para muitas pessoas com ATM, a causa é desconhecida. Algumas causas atribuídas a essa síndrome não foram bem comprovadas. Essas causas são:

Dentes mal alinhados (maloclusão) e aparelhos ortodônticos
Estresse e ranger de dentes Pode ser que muitas pessoas com problemas de ATM não ranjam os dentes, e outras que os ranjam há muito tempo e não têm problemas de ATM. Para alguns, o estresse associado a esse distúrbio pode ser resultado da dor, em vez de ser o causador do problema.

Outro fator que pode ser importante para sintomas da ATM é a má postura. Por exemplo, manter a cabeça para a frente enquanto olha o computador o dia inteiro força os músculo da face e do pescoço.

Outros possíveis fatores que podem agravar os sintomas da ATM são estresse, dieta precária e falta de sono.

Muitas pessoas acabam originando "nódulos de tensão" - músculos contraídos na mandíbula, na cabeça e no pescoço. Os nódulos de tensão podem transferir dor a outras áreas, causando dor de cabeça, de ouvido ou de dente. Outras causas possíveis de sintomas associados à ATM incluem artrite, fraturas, deslocamentos e problemas estruturais presentes desde o nascimento.

A ATM, pode ser uma causa de cefaleia secundária. As cefaleias secundárias resultam de distúrbios subjacentes que produzem dor como um sintoma. A ATM pode tornar-se dolorida e disfuncional como resultado do alinhamento incorreto de dentes e mandíbula. Em casos graves, ela pode exigir correção cirúrgica.

Sintomas
Os sintomas associados aos distúrbios da ATM podem ser:

Desconforto ao morder ou mastigar
Sons ao abrir e fechar a boca
Dor atenuante no rosto
Dor de ouvido
Dor de cabeça
Dor ou sensibilidade da mandíbula
Capacidade reduzida de abrir e fechar a boca

Exames e testes
Você pode precisar consultar mais de um especialista para tratar da dor e dos sintomas da ATM, como um médico clínico, um dentista, um otorrinolaringologista, dependendo dos sintomas.

Um exame completo consiste em:

Um exame odontológico para mostrar se há alinhamento precário dos dentes
Exame da articulação e dos músculos conectores para verificar a sensibilidade
Pressionar ao redor da cabeça procurando por áreas que estejam doloridas ou sensíveis
Deslizar os dentes de um lado para o outro
Observar, sentir e escutar a mandíbula abrir e fechar
Raios X para verificar anormalidades

Às vezes, os resultados do exame físico podem aparentar normalidade. O médico também precisará considerar outros quadros, como infecções, infecções no ouvido, neuralgias ou problemas de nervos e dores de cabeça, como a causa dos sintomas.

Tratamento
Primeiramente, são recomendadas terapias leves e simples.

Aprenda a alongar, relaxar ou massagear gentilmente os músculos ao redor da mandíbula. O médico, dentista ou fisioterapeuta pode ajudar nisso.
Evite ações que motivem os sintomas, como bocejar, cantar e mascar chicletes.
Experimente bolsas quentes ou frias no rosto.
Aprenda técnicas de redução de estresse.
Exercitar-se várias vezes na semana pode ajudar a aumentar a capacidade de lidar com a dor.

Leia tudo o que puder, pois as opiniões a respeito dos tratamentos dos distúrbios da ATM variam muito. Busque por várias opiniões médicas. Um ponto positivo é que a maioria das pessoas acaba encontrando algo que amenize o distúrbio.

Pergunte a seu médico ou dentista sobre os medicamentos possíveis:

Uso a curto prazo de paracetamol ou ibuprofeno, naproxeno ou outras drogas anti-inflamatórias não esteroidais
Relaxantes musculares ou antidepressivos
Injeções de corticoides na ATM para tratar inflamações (raramente)
Aparelhos removíveis para a contenção da boca ou dos dentes, como placas de mordida, têm sido utilizados desde 1930 para tratar o ranger e o pressionamento de dentes e distúrbios da ATM.

Embora muitas pessoas tenham sido ajudadas por esses aparelhos, os benefícios podem variar muito.

Os aparelhos removíveis podem perder a eficácia com o tempo ou quando se interrompe o uso. Outras pessoas podem sentir aumento da dor ao usar um.

Existem tipos diferentes de placas de mordida. Algumas se encaixam na arcada superior, outras na arcada inferior.

O uso permanente desses aparelhos não é recomendado. Interrompa o uso de aparelhos removíveis se houver qualquer alteração no alinhamento dos dentes.

O insucesso de tratamentos mais conservadores não significa que você precise de um tratamento mais agressivo. Seja cauteloso com qualquer método de tratamento irreversível, como ortodônticos ou cirurgia, que altera permanentemente o alinhamento dos dentes.

A cirurgia reconstrutora da mandíbula ou substituição da articulação são raramente necessários. Na realidade, estudos mostram que os resultados costumam ficar piores do que antes da cirurgia.

Evolução (prognóstico)
Para a maioria das pessoas, os sintomas ocorrem ocasionalmente e não duram por muito tempo. Eles somem com o tempo com pouco ou nenhum tratamento. A maioria dos casos podem ser tratados com sucesso. Alguns casos de dor desaparecem sozinhos sem tratamento. A ATM associada à dor pode ressurgir no futuro. Se a causa for bruxismo (ranger dos dentes à noite), o tratamento pode ser complicado, pois trata-se de um comportamento durante o sono que é difícil de ser controlado.

As placas de mordida costumam ser o tratamento usado para o bruxismo. Embora as placas de mordida possam silenciar o rangido ao oferecer uma superfície achatada e plana, elas não são eficazes para reduzir a dor ou cessar a compressão dos dentes. Os aparelhos removíveis podem ser eficazes em um curto prazo, mas perdem a eficácia com o tempo. Alguns deles podem ainda causar alterações no alinhamento dos dentes. Isso pode ocasionar um novo problema.

Complicações
Dor facial crônica
Dores de cabeça crônicas

Quando contatar um médico
Procure assistência médica imediatamente se você tiver dificuldades para comer ou para abrir a boca. Lembre-se de que há uma grande variedade de motivadores dos sintomas da ATM, desde artrite a lesões em chicotada – movimentos bruscos da cabeça para frente e para trás. Os médicos especialistas em dores faciais podem ajudar a diagnosticar e tratar a ATM.

Prevenção
Muitos dos cuidados em casa para tratar os distúrbios de ATM também podem evitar que eles sequer se manifestem:

Evite comer alimentos duros e mascar chicletes
Aprenda técnicas de relaxamento para reduzir o estresse e a tensão muscular
Mantenha uma postura correta, principalmente se você trabalha o dia inteiro em frente ao computador. Mude de posição com frequência, descanse as mãos e os braços e alivie os músculos tensionados
Adote procedimentos de segurança para reduzir o risco de fraturas e deslocamentos

Nenhum comentário:

Postar um comentário