Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 31 de maio de 2011

Mesmo doente, fumante não quer largar cigarro

Pesquisa com pacientes internados com problemas de saúde relacionados ao cigarro mostra que oito em cada 10 não querem passar por tratamentos para deixar o cigarro. O dado, preocupante, aparece em um levantamento inédito do Serviço de Psicologia do HCor (Hospital do Coração), de São Paulo.


A pesquisa mostra, ainda, quais as doenças mais frequentes nos fumantes. A hipertensão lidera a lista, atingindo 51% dos pacientes. Em seguida aparecem colesterol alto (44%), infarto e derrame (33%) e diabetes (8%).

Segundo o HCor, o risco ainda aumenta, porque o paciente infartado que volta a fumar tem grandes chances de sofrer um novo ataque cardíaco. Dos fumantes internados no hospital, 70% são homens. Além disso, a maioria tem de 46 a 56 anos (32%), e 43% fumam de 11 a 20 cigarros por dia.

De acordo com a responsável pelo Serviço de Psicologia do HCor, Silvia Cury Ismael, o apoio psicológico é importante no tratamento dos pacientes fumantes. “O fumante não pode ser tratado apenas com medicação", diz Silvia. Dos entrevistados, 39% têm nível baixo de dependência da nicotina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário