Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 21 de maio de 2011

ONU: 800 mil latino-americanos com HIV estão sem tratamento

Da AFP

Cerca de 800 mil portadores do vírus HIV, causador da Aids, não têm acesso a tratamentos médicos na América Latina, lamentou esta sexta-feira, na Guatemala, o diretor regional da organização OnuAids, César Antonio Núñez.

"Foram registrados avanços no acesso ao tratamento, mas ainda há coisas por fazer. A América Latina promoveu o acesso universal à prevenção, ao tratamento e à atenção, mas ainda há obstáculos para alcançarmos as metas estabelecidas", disse Núñez, durante entrevista coletiva.

Ele afirmou que o estigma e os preconceitos com relação aos portadores do HIV, além da falta de recursos, são os obstáculos que impedem maiores avanços na luta por se alcançar na América Latina a meta de "zero novas infecções, zero discriminação e zero mortes relacionadas com a Aids".

Na América Latina há 1,6 milhão de portadores do HIV, o que significa que a metade dos portadores não têm tratamento, segundo a OnuAids. Do total, 150.000 vivem na América Central.

Na Guatemala "7.500 novas infecções são conhecidas por ano, ou seja, 21 pessoas por dia, em média", afirmou Patricia Rivera, coordenadora da OnuAids no país.

Núñez disse que de 8 a 10 de junho, na sede da ONU em Nova York, os países vão "expor como tem sido a resposta aos compromissos assumidos há 10 anos", quando foi aprovada a Declaração de Compromisso sobre HIV/Aids.

"Nada se pode fazer se se trabalha isoladamente. Deve-se avançar em conjunto, governo e sociedade civil, para alcançar os frutos desejados", destacou Rivera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário