Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 3 de maio de 2011

Remédio contra a esquizofrenia está em falta em SP

Hospitais têm de reduzir as doses para que todos recebam o produto

O medicamento de alto custo Clozapina, única opção de tratamento para pacientes com esquizofrenia do tipo refratária e fornecido gratuitamente pelo Ministério da Saúde, está em falta desde o início do mês passado para os 66 pacientes atendidos pelo Proesq (Programa de Esquizofrenia da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

A falta do remédio fez os médicos diminuírem as doses dos pacientes para que não ficassem completamente sem o remédio. No Instituto de Psiquiatria da USP (Universidade de São Paulo), onde a demanda pelo remédio é de 60 mil comprimidos por mês, a medicação acabou completamente na quarta-feira (27).

Para Rodrigo Bressano psiquiatra da Unifesp, coordenador do Proesq, apenas um dia sem o medicamento pode fazer com que os pacientes tenham recaídas graves na doença. Ele explica que os que recebem a Clozapina são, em geral, os mais graves, já que ela só é indicada para aqueles que não responderam bem aos outros tratamentos, por isso são chamados de refratários.

Segundo o diretor do Departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde, José Miguel do Nascimento, a compra do medicamento não atrasou - foi fechada em dezembro de 2010. O que provocou a falha, segundo Nascimento, foi que o Laboratório Farmacêutico do Estado de Pernambuco (Lafepe), fornecedor da medicação, não conseguiu produzi-lo em quantidade suficiente para todo o País: só o Estado de São Paulo ficou de fora.

O diretor-presidente do Lafepe, Luciano Vasquez, confirma a informação. De acordo com ele, uma empresa que fornece matéria-prima falhou.

– Por uma questão de logística, em função da quantidade que São Paulo tinha demandado, resolvemos distribuir o que já tínhamos produzido para todos os outros Estados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário