Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 7 de junho de 2011

Equipamentos tecnológicos garantem precisão em cirurgias ortopédicas

Médicos brasileiros usam equipamentos de tecnologia avançada para realizar cirurgias com o mínimo de trauma possível. Os equipamentos sofisticados e com grande precisão estão cada vez mais presentes nos centros cirúrgicos de ortopedia.

Mas, para usar tanta tecnologia é preciso treino. E é isso que os médicos, não só do Brasil, mas de vários países da América Latina fazem no laboratório escola do Instituto de Ortopedia do Hospital das Clínicas.

Entre os avanços, há técnicas de operações no joelho feitas por computador, com cortes pequenos pouca dor e recuperação rápida. Os resultados também são buscados em outras cirurgias.

Para operar hérnias de disco, por exemplo, os profissionais aperfeiçoam uma operação feita com um micro jato de soro fisiológico, lançado a 700 quilômetros por hora.

Todo o procedimento é realizado através de uma única abertura de meio centímetro, e dura aproximadamente três minutos.

É difícil dizer se o cinema inspirou a medicina ou a medicina inspirou o cinema. Nos bastidores do filme Avatar encontramos a explicação para um recurso que está ajudando, e muito, os ortopedistas a operarem com precisão os joelhos de muita gente.

Em Hollywood, sensores colados nas roupas dos atores são captados por uma câmera especial. Tudo vai para o computador, que reproduz os movimentos.

Na medicina, a mesma lógica é chamada de navegação. Os movimentos são combinados com as informações dos exames clínicos e de imagem, dando ao medico o ponto exato da intervenção cirúrgica.

assista ao vídeo:
http://www.band.com.br/jornaldaband/conteudo.asp?ID=100000405638

Nenhum comentário:

Postar um comentário