Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 7 de junho de 2011

Spray de testosterona melhora memória de mulheres na pós-menopausa

Método é esperança para evitar a demência, mal que atinge mais as mulheres


O uso diário, por seis meses, de um spray com testosterona melhorou a memória de mulheres que já passaram pela menopausa, segundo um estudo da Universidade de Monash, em Melbourne, na Austrália.

Apesar de o método estar ainda em fase de testes, esse resultado pode ser a pista para um tratamento futuro que impeça as mulheres de desenvolver demência, já que o risco é maior entre elas do que entre os homens, segundo Sonia Davison, autora do estudo.

- Esses resultados oferecem uma terapia em potencial onde não existe atualmente algo para retardar o declínio cognitivo em mulheres.

Os pesquisadores compararam um grupo controle de 30 mulheres que não receberam o tratamento com um grupo de nove mulheres saudáveis que sofreram de menopausa precoce, entre os 47 e 60 anos, que receberam o spray de testosterona na pele.

A dose de spray retornou os níveis de testosterona no sangue para aqueles típicos de jovens mulheres em idade fértil, de acordo com Davison. Todas as mulheres tratadas estavam recebendo uma dose estável de terapia não-oral de reposição hormonal.

Depois disso, todas as mulheres foram submetidas a testes de função cognitiva com uma bateria de testes computadorizados que podem detectar até mesmo pequenas alterações no desempenho cognitivo, explicou a autora.

Os pesquisadores testaram a memória delas por meio de suas habilidades de recordar os itens de uma lista de supermercado e lê-las em voz alta para eles, além de um teste de aprendizagem verbal e de memória por meio de testes de aprendizado e memória visual. O teste cognitivo foi realizado no início e no final do estudo.

Após 26 semanas, as mulheres que não receberam o spray de testosterona não mostraram diferenças significativas entre os resultados do teste inicial e final. Já o grupo tratado com testosterona melhorou a sua aprendizagem e memória verbal, visto no teste da lista de compras, disse Sonia.

- A testosterona pode ter um papel protetor contra a demência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário