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segunda-feira, 4 de julho de 2011

Como lidar com o estresse dos funcionários

Empresas estão preocupadas em melhorar a qualidade de vida do trabalhador

Terceira causa de afastamento do emprego, atrás apenas de acidentes de trabalho e lesões por esforço repetitivo, as doenças psíquicas ganham cada vez mais a atenção de empresas e funcionários. Enquanto não se chega ao equilíbrio que garanta qualidade de vida e desempenho adequado, profissionais buscam alternativas para obter satisfação e saúde mental.

O estresse é uma situação de descompasso entre as exigências profissionais e a capacidade da pessoa de responder a essa demanda, explica Antonio Mario Guimarães, médico do trabalho e consultor corporativo do Grupo Gerdau. Como não é possível estabelecer uma medida ideal de pressão e carga de trabalho que cada pessoa pode receber sem ficar estressada, fica difícil medir quando um profissional chegará a uma situação-limite.

Diante desse quadro, algumas empresas têm investido em informação, humanização do trabalho e em ferramentas que melhorem a qualidade de vida do funcionário. O resultado é sentido no bolso, segundo o médico do trabalho Duílio Antero de Camargo: além de mais produtiva com quadro funcional saudável, empresas com muitos trabalhadores afastados pelo INSS pagam seguro saúde maior.


O excesso de cobrança estava no centro do descontentamento de Eduardo Klepzig e seus três sócios quando decidiram largar seus empregos em outras imobiliárias e criar a Foxter Cia. Imobiliária. Sem horário para cumprir e nem cobrança por número de clientes atendidos, a empresa aposta na flexibilidade e no ambiente convidativo para manter os corretores motivados e com boa produtividade.

– A rotatividade de corretores nas imobiliárias chega a 20% dos profissionais vinculados a cada mês. Em seis meses de operação, no máximo 20 dos atuais 180 profissionais desistiram de trabalhar conosco – diz Klepzig.

Trabalhando com o empresário desde o início das operações, Andrea Gomes Nunes e Daniela Kras Borges apontam as diferenças para os outros lugares nos quais trabalharam.

– Aqui os gerentes são acessíveis e trabalham com os corretores. Além disso, o ambiente é bonito e ajuda a conquistar o cliente quando vem nos visitar – conta Daniela.

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