A Blue Chip Patient Recruitment, uma divisão da agência global de marketing Blue Chip Marketing Worldwide, é autora de um relatório, intitulado “Patient Recruitment and the E-patient: A Survey Analysis”. O documento resume os resultados de uma pesquisa que a Blue Chip conduziu com 179 pessoas de fevereiro a abril de 2011, e oferece 11 táticas para especialistas em recrutamentos quando forem interagir com os pacientes.
Entre as orientações estão:
• Envolver um médico: a credibilidade continua a ser um dos maiores obstáculos para os pacientes na hora de participar de um ensaio clínico. 80% dos entrevistados responderam que preferem receber informações on-line a respeito do ensaio de um médico, o que indica que eles têm um papel importante na comunidade online. Apenas 19% dos questionados gostariam de receber as informações por meio do mural no Facebook e 14% preferem receber por meio do Twitter.
• Desenvolver respostas adiantadas: uma preocupação ainda maior do que a credibilidade é a segurança dos ensaios clínicos, já que eles – em geral – adotaram um estigma negativo dentro da sociedade. 41% dos indivíduos inquiridos manifestou mais preocupação com a segurança do ensaio, enquanto 36% mostraram-se preocupados com a credibilidade. O relatório recomenda desenvolver uma variedade de respostas previamente aprovadas antes do lançamento de campanhas sociais, que pode sanar a preocupação dos pacientes sobre a segurança de medicamentos e outras perguntas frequentes.
• Ser relevante para o público: embora o objetivo seja recrutar pacientes para o estudo, é importante estabelecer um papel na comunidade. Se a comunicação por meio de fóruns online é somente sobre o ensaio, aqueles que representam serão vistos como intrusos ou divulgadores. Pode-se construir credibilidade postando conteúdo relevante, estando atento ao teor dos diálogos sobre o tema, e ser consistente nas interações com o público.
De acordo com o CEO da Blue Chip Marketing Worldwide, Stanton Kawer, a mídia social tem o potencial de conectar centenas de milhares de participantes em ensaios clínicos imediatamente. Segundo ele, o relatório esclarece o que essas pessoas procuram quando consideram se envolver em ensaios clínicos.
O estudo também revela uma grande população com potencial para ser um paciente para ensaios clínicos. 81% dos entrevistados afirmaram que têm interesse em participar, mas dentre eles, apenas 16% já se envolveu em algum ensaio clínico.
A razão principal para isso pode ser uma falha no conhecimento sobre as oportunidades de participação. Apenas 10% dos questionados disseram ter conhecimento de sites de recrutamento de pacientes como o ClinicalTrials.gov, CenterWatch.com e CISCRP.org, o que sugere uma grande oportunidade para a conscientização dos pacientes.
Estratégias mais direcionadas de mídia social podem ajudar os especialistas em recrutamento a distribuir essa informação.
Melhorar a eficiência dos ensaios clínicos por meio de mídias sociais de comunicação pode ter enormes implicações para o setor de saúde. É estimado que 85% dos ensaios clínicos sofrem atraso no recrutamento de pacientes. De acordo com a Life Science Leader, um mês de atraso pode significar a perda de US$40 milhões em vendas de um medicamento recém-aprovado.
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