Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 4 de julho de 2011

Portugal: Um teste do envelhecimento

Gostava de saber quantos anos de vida ainda lhe restam? Então saiba que, em breve, estará disponível um exame capaz de o determinar.

Chama-se Life Lenght, o mesmo é dizer, numa tradução literal, comprimento da vida. É este o nome de uma empresa espanhola que oferece um serviço inédito: um teste capaz de medir o envelhecimento celular. Ou seja, um exame de sangue que é consegue avaliar o que os anos de maus hábitos – tabaco, álcool, alimentação - fizeram ao corpo, determinando quantos anos de vida ainda temos pela frente. É que, para além da idade cronológica, aquela que consta nos documentos que nos identificam, todos temos ainda uma idade biológica.

A empresa é recente. Fundada em Espanha em Setembro de 2010, é especializada na medição dos telomeros, o mesmo é dizer, uma espécie de tampinhas que protegem as extremidades dos cromossomas, evitando que se deteriorem no momento da divisão celular. À medida que as células se multiplicam, o tamanho dos telomeros reduz-se, convertendo-se, acreditam muitos especialistas, em marcadores da idade biológica, um relógio que marca as horas que ainda temos de vida.

Para fazer o teste, que deverá estar disponível para comercialização, na Europa, até ao fim deste ano, é apenas necessária uma amostra de sangue.
Quanto aos resultados, têm por base anos de investigação, que concluiu que indivíduos mais saudáveis são os que apresentam telomeros mais compridos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário