Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 4 de julho de 2011

Roer as unhas pode ser um transtorno de controle de impulso

Quando hábito é grave e automático, ele é, na verdade, um distúrbio de comportamento, segundo o psiquiatra Cristiano Brum


Entre mitos e verdades, é fato que roer as unhas é um hábito bastante anti-higiênico e isto a maioria das pessoas já sabe. Agora, o que poucos sabem é que este hábito pode ser, na verdade, um distúrbio de comportamento, especificamente, um transtorno de controle de impulso.

No entanto, apesar do problema de roer as unhas não ser tão incomum, as pessoas não costumam buscar tratamento. Segundo o psiquiatra Cristiano Brum, o hábito é considerado um transtorno quando há gravidade e automatismo no quadro.

— A onicofagia é diagnosticada quando a pessoa rói as unhas a ponto de se ferir, de nunca deixá-las crescer e de fazer isso sem se dar conta, enquanto assiste televisão ou lê um livro — explica.

De acordo com o médico, o transtorno tende a surgir na infância e pode ser tratado com medicamentos antidepressivos e terapia cognitiva-comportamental.

Saiba mais:

:: O hábito pode causar infecções no local

Quando a pessoa possui o transtorno, ela só se dá conta que está roendo as unhas quando se machuca e, estes ferimentos podem atrair germes que ficam nas mãos e causas infecções.

:: Roer as unhas não pode causar apendicite nem problemas de estômago

Conforme o gastroenterologista Júlio Carlos Pereira Lima, essas afirmações não tem comprovação. O que pode acontecer é que pessoas que tenham o transtorno também desenvolvam (mas, paralelamente) problemas gastrointestinais causados por fatores emocionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário