Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 24 de julho de 2011

Medicamentos vencidos



O primeiro cuidado que todo o usuário do medicamento deve ter é adquirir o medicamento sobre uma receita médica. Em segundo, armazenar o medicamento dentro de casa, fora do alcance de crianças e idosos. Em terceiro, mantê-lo em sua caixa original, para ter o controle da validade que está impressa no mesmo. À medida que o medicamento estiver bem condicionado, ele pode ser utilizado até a sua data de validade.

É comum que as pessoas tirem o medicamento da sua respectiva caixa e a jogue fora. Descartando todas as informações contidas na caixa como a validade.

Quais são os danos causados pela ingestão de medicamentos vencidos?
Varia muito de organismo para organismo, muitas pessoas podem ter algum agravante como gastrintestinal.
O pior é a questão do efeito terapêutico do medicamento. A partir do momento em que o medicamento passa da validade o usuário não terá o efeito desejado.

O que fazer com medicamentos vencidos?
Deve ser feito o descarte a partir do momento que você perceba que eles estão fora da validade. O ideal é colocá-los em saquinhos plásticos e deixar em locais específicos (existe uma programação da prefeitura que pode ser visualizada pelo site) que conforme o dia, um caminhão de coleta estará disponível nos principais terminais de Curitiba recolhendo não só medicamentos vencidos, também pilhas, cartuchos, todo o tipo de lixo químico. Essa é o melhor destino para os medicamentos vencidos e outros lixos químicos.

O que fazer com as crianças que acabam consumindo esses remédios? O que fazer nesse momento?
A primeira coisa é a precaução dentro de casa. Não deixar ao alcance das crianças, esse é o básico. Caso ocorra um acidente desse tipo o, a primeira medida é procurar orientação médica imediatamente, seja um pronto socorro, posto de saúde ou pronto socorro. Todas as soluções caseiras não são aconselháveis.

O que os hospitais fazem com os medicamentos vencidos?
Nós temos um descarte correto, que é a orientação a como ser feita. Tem um lixo próprio, cor do saquinho próprio, treinamentos intensivos sobre esse tipo de descarte, um local próprio no hospital onde fica armazenado esse tipo de medicamento. Todo o hospital deve ter uma empresa contratada para realizar a coleta e dá destinação própria.

Como é que é controlada a data de validade de cada medicamento no hospital?
É uma tarefa árdua. A questão da informatização, da tecnologia, ajuda muito. O hospital possui um sistema próprio que auxilia nesse tipo de controle juntamente com o código de barras de cara medicamento. Porém, não descarta a responsabilidade do farmacêutico esta pessoalmente cuidando. Então nos postos de enfermagem, toda parte do condicionamento, medicamentos que são termo labeis, termo sensíveis, que precisam de uma temperatura adequada. Este tipo de trabalho, o farmacêutico tem que estar atento.

O que fazer se comprarmos um medicamento vencido e não percebemos na hora?
Nós temos o conselho regional de farmácia que é um órgão bastante atuante, aqui em Curitiba, no Paraná, ele tem um trabalho intensivo em cima da questão da legalização, das farmácias, das funções que as farmácias exercem junto à população. Fora o conselho regional de farmácias que também tem o site que pode ser acessado, é possível o envio de e-mail, para estar relatando esses caos.

Possuímos a vigilância sanitária que também é bastante atuante. Então a partir desse momento, como é obrigatória a presença do farmacêutico dentro das farmácias, esses dois órgãos , controladores tanto o conselho, quanto a vigilância, em condições de estar atuando em cima dessa farmácia que por ventura, tenha praticado esse tipo de comercio que é impróprio.

Fonte transamerica.tv.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário