Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 20 de julho de 2011

Prova de residência médica exige conhecimento em ginecologia e obstetrícia



Ingressar na residência médica algumas vezes pode ser mais difícil do que passar no vestibular. Por este motivo, o candidato precisa estar bem preparado para o processo seletivo.

E não importa qual a especialidade escolhida, durante a prova o jovem médico encontrará questões sobre ginecologia e obstetrícia. “Estas áreas da medicina fazem parte de um grupo de matérias chamadas básicas, e representam em média 20% das provas”, explica a ginecologista e obstetra Dra. Flávia Fairbanks. A médica é professora em um curso preparatório para residência, ministrado a distância.

Segundo Dra. Flávia, para a elaboração das aulas são analisados os exames aplicados em todo o Brasil. “A partir deste levantamento criamos dois tipos de curso: o intensivo, que prepara o aluno para a prova de residência; e o extensivo, onde os temas podem ser estudados mais profundamente. O curso também oferece o chamado TPP – Treinamento para Prova Prática, que tem importante pontuação no resultado final das provas”, afirma a médica.

Para quem quer seguir carreira em ginecologia e obstetrícia, há conteúdo específico como patologia obstétrica, popularmente conhecida como gestação de alto risco. O tema abrange diabetes gestacional, síndromes hipertensivas, sofrimento fetal, entre outros. O obstetra Fábio Cabar, que ministra aulas preparatórias para esta especialização, garante que estudar a distância tornou-se um facilitador na vida cotidiana. “A tecnologia criou ferramentas que transmitem ao aluno a sensação de estar em sala de aula, na presença do professor. Porém, dedicação e determinação são vitais para um bom desempenho”, declara.

Portanto, para acompanhar as aulas, é necessário local tranquilo e silencioso. Traçar um cronograma de estudos também contribui para uma melhor assimilação do conteúdo. “O aluno deve reservar um tempo diário para estudar. Também precisa anotar todas as dúvidas para que possam ser esclarecidas na próxima aula. Ele tem o auxílio de materiais didáticos estruturados com os temas mais relevantes da área, e também garantimos respaldo para as práticas diárias. Ao final do curso, estará preparado e seguro para realizar as provas”, concluí Dr. Cabar.

Fonte revistahospitaisbrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário