Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 9 de agosto de 2011

Com a seca, a gordura das lágrimas evapora, inflamando os olhos

A inflamação das glândulas de meibomius, localizadas na região palpebral, a meibomite, pode se converter em Síndrome do Olho Seco mais facilmente quando a umidade do ar está baixa. Em Brasília, neste fim de semana, a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet ) é de que ocorra névoa seca e os índices de umidade baixem para 20%.

A oftalmologista Maria Lúcia Rios explica que a relação baixa umidade e inflamação é consequência da falta da camada gordurosa da lágrima ocasionada pelo meibomite. “Sem a camada de gordura, a lágrima evapora mais facilmente e à época da seca, este processo agrava os sintomas da inflamação, causando a Síndrome do Olho Seco”, afirma,  ao chamar atenção para a avaliação oftalmológica antes de qualquer solução intuitiva ou automedicação, como o uso inadequado de colírios.

A meibomite ocorre quando as glândulas de meibomius, responsáveis pela produção da camada gordurosa da lágrima, acumulam essa gordura sem expeli-la e sofrem ação bacteriana. “Além do olho seco, é comum pacientes com meibomite apresentarem calázio, um nódulo localizado na pálpebra, por vezes confundido com o hordéolo (terçol)”, explica a médica. “As causas da meibomite estão diretamente ligadas a fatores genéticos e de idade, pessoas maduras apresentam a meibomite com mais frequência”, completa.

Para evitar o agravamento da meibomite durante a seca, Maria Lúcia salienta que é importante reforçar a higienização das pálpebras e ficar atento à alimentação. “O hábito de limpar as pálpebras pelo menos duas vezes por semana, aplicar lágrimas artificiais para hidratar os olhos e reduzir o consumo de alimentos gordurosos diminui o risco de agravamento da inflamação”, aconselha.

Fonte Saúde para todos

Um comentário:

  1. Não entendo olhos secos, fui ao oculista e ele me disse que tenho gordura nos olhos,passou um colírio, mas, não vejo melhora, no meu caso não tenho nada de olhos secos, pois, os meus ficam molhados, e embaçados, como se estivesse com doença dos olhos, termo usados na minha infância, já tive e ficava com os olhos pegajosos com remelas, e boje estou com olhos do mesmo jeito, principalmente quando estou no sol...(Edvaldo).

    ResponderExcluir