Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 20 de agosto de 2011

Exercite-se, mas da forma correta para evitar lesões

Congresso em Gramado lançou nesta quinta-feira uma campanha nacional de prevenção de lesões nos esportes


A busca por melhor qualidade de vida faz surgir nas academias e nas ruas novos adeptos de atividades físicas, que precisam estar atentos às formas corretas de se exercitar para não comprometer a saúde. Para orientar os atletas profissionais e amadores, e incentivá-los a ter uma vida mais ativa, uma campanha nacional de prevenção de lesões será lançada nesta quinta-feira em Gramado, durante o 1º Congresso de Artroscopia e Traumatologia do Esporte.

O uso de roupas e tênis inadequados e movimentos simples feitos de maneira incorreta, por exemplo, podem ocasionar lesões, como contusões, e distensões musculares.

— É necessário uma avaliação médica quando alguém vai começar a praticar exercícios. Muitas pessoas chegam à fase adulta com histórico de lesões que os impedem de manter atividades com frequência — alerta o presidente do congresso, Fábio Krebs.

Conforme o presidente da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia do Esporte, André Pedrinelli, a atividade física regular é uma questão de saúde pública e, bem feita, traz benefícios para todas as idades.

— Se tivéssemos um incremento de 10% nas atividades físicas da população, teríamos uma redução de 30% da incidência das doenças coronárias — exemplifica o especialista.

Esse aumento na prática de atividades não precisa ser, no entanto, exercícios físicos de alta complexidade. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), acrescentar meia hora por dia de atividades corriqueiras — como caminhar com o cachorro e subir escadas em vez do elevador — pode ser suficiente.

Saiba como evitar lesões
:: Não há um esporte ideal para todas as pessoas. Escolha uma atividade que esteja adequada ao seu estilo de vida.

:: Escolha roupas e tênis adequado para cada esporte. Em geral, o tênis precisa ser trocado, por ano, na mesma quantidade de vezes que é usado na semana. Por exemplo: se a pessoa pratica esportes duas vezes por semana, o tênis deverá ser trocado duas vezes ao ano.

:: Para cada hora de atividade, é necessário, em média, 15 minutos de aquecimento. Ao final, é importante reservar o mesmo tempo de desaquecimento.

:: Para caminhadas e corridas, prefira os terrenos planos, como parques e pistas de corridas. As pistas sintéticas são ainda mais recomendadas por terem sistema de amortecimento.

:: Em esteiras, um dos braços pode segurar na barra para garantir o equilíbrio, principalmente de atletas da terceira idade.

:: Evite manter os dois joelhos flexionados para correr, o que sobrecarrega as articulações.

:: Para andar de bicicleta, ajuste o acento um pouco abaixo do osso do quadril, para não esticar a perna durante as pedaladas. Os joelhos precisam ficar levemente flexionados. Ajuste também o guidão para que as costas fiquem retas, evitando problemas na coluna.

:: Incentive as crianças a praticar diferentes esportes. Se, até os 12 anos, todos os movimentos motores forem trabalhados, mais fácil será de retomar as atividades na fase adulta. A indicação é de que as crianças participem de escolinhas, que trabalham o esporte de forma lúdica e criam o hábito da atividade física.

:: Sentir dor nunca é normal, mas aceitável após a prática de exercícios. No entanto, se a dor persistir, deve-se procurar um médico para avaliar o que está sendo feito incorretamente durante os exercícios.

:: Durante a caminhada ou corrida, mantenha a coluna reta, e a pisada deve começar pelo calcanhar e contemplar todo o pé. O movimento das mãos deve ser contrário ao dos pés para manter o equilíbrio.

Fontes: presidente da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia do Esporte, André Pedrinelli, e presidente do 1º Congresso Brasileiro de Artroscopia e Traumatologia do Esporte, Fábio Krebs
Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário