Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Estudo mostra o que funciona no alívio da dor pós-operatória

Para o alívio da dor após a cirurgia, os analgésicos comumente utilizados funcionam para a grande maioria das pessoas. Contudo, para algumas pessoas eles quase não exercem efeito algum, de acordo com um novo estudo.

Os cientistas analisaram aproximadamente 350 pesquisas aleatórias de medicamentos orais para dor, usados após a cirurgia. Os pesquisadores incluíram apenas estudos de alta qualidade que contavam com métodos padronizados para relatar o alívio da dor e os efeitos colaterais.

As pesquisas envolveram aproximadamente 45 mil pacientes e os pesquisadores descobriram resultados confiáveis para 46 doses e combinações de medicamentos. Eles definiram o medicamento ou combinação como eficaz se oferecesse alívio de 50% da dor durante quatro a seis horas após a ingestão de uma única dose, comparado aos placebos.

Com esse critério, os pesquisadores descobriram que entre os medicamentos mais eficazes para um número maior de pessoas estavam o cetoprofeno, comercializado como Orudis, ibuprofeno de 600 miligramas, 1.200 miligramas de aspirina, e uma combinação de Tylenol com ibuprofeno, codeína ou oricodona. Apenas codeína e doses pequenas de ibuprofeno foram muito ineficazes.

"Entre os analgésicos vendidos sem receita médica, a melhor combinação inclui ibuprofeno e Tylenol --200 miligramas de ibuprofeno e 500 de Tylenol possuem um índice de sucesso de 74%", afirma o principal autor do estudo, Andrew Moore, da Universidade de Oxford.

A análise foi publicada na edição de setembro da revista "The Cochrane Library".

Fonte Folhaonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário