Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Porto Alegre: Falta de dados sobre qualidade do ar no Estado dificulta análises médicas

Poluição pode desencadear infecções respiratórias, rinite e até possibilidade de enfarto e isquemia cardíaca

Os dados de monitoramento da qualidade do ar e de vigilância em saúde ambiental que hoje são divulgados no Estado dificultam análises mais precisas sobre os efeitos da poluição na saúde dos gaúchos.

Na literatura médica, é sabido que moradores de locais com alta concentração de poluentes atmosféricos, como área industriais e com grande circulação de veículos, ficam mais sujeitos a complicações respiratórias e cardíacas.

— Normalmente, em dias com muita poluição, a demanda por ambulatórios e emergências aumenta — atesta o pneumologista Carlos Nunes Tietboehl, um dos palestrantes do Seminário Internacional de Qualidade Monitoramento do Ar.

Médico do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e professor de pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Tietboehl revela que a falta de dados afeta o trabalho de prevenção, já que as complicações também são provocadas por causas não ambientais. Sem os dados, fica difícil diferenciar os casos que têm influência da poluição.

— Somente com um acompanhamento adequado das populações expostas e a associação com dados de uma rede de monitoramento ambiental fidedigna e de boa qualidade é que se torna possível se estabelecer essa relação de causa-efeito, entre a inalação de poluentes atmosféricos e seus efeitos sobre a saúde humana — afirma.

Idosos e crianças sofrem mais

Crianças com até cinco anos e pessoas com mais de 65 são mais vulneráveis à influência do ar com má qualidade. Em dias secos, com pouco vento, é normal aumentar a concentração de substâncias nocivas à saúde.

Irritação no nariz e garganta, olhos lacrimejando, tosse, chiado no peito, falta de ar são alguns dos indicativos de alta concentração de material particulado e gases tóxicos no ar inalado.

Veja quais são as complicações que podem ser desencadeadas pela má qualidade do ar:

:: Crises de asma

:: Infecções respiratórias

:: Bronquite

:: Rinite

:: Possibilidade de enfarto e isquemia cardíaca

Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário